Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Capes premia melhores teses e dissertações de 2014: inscrições abertas

Capes premia melhores teses e dissertações de 2014: inscrições abertas

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 23/02/2016 08h50, última modificação 26/04/2016 15h53

Pesquisadores pós-graduados pela Unimep e instituições de todo o país podem inscrever, até o dia 31 de março, teses de doutorado e dissertações de mestrado produzidas em 2014 e que tenham como temas ciência e sustentabilidade na 4ª edição do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. A iniciativa é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os autores e orientadores dos melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro e outros benefícios. Serão premiadas as melhores teses e dissertações nas áreas de Processos Eficientes para Redução do Consumo de Água e de Energia; Aproveitamento, Reaproveitamento e Reciclagem de Resíduos e/ou Rejeitos; Redução de Gases do Efeito Estufa e, também, Tecnologias Socioambientais, com Ênfase no Combate à Pobreza.

PREMIAÇÃO

O autor da tese de doutorado vencedora receberá premiação no valor de R$ 15 mil, passagem aérea e diária para a cerimônia de premiação, certificado, troféu e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional, que pode ser convertido em um ano para estágio pós-doutoral fora do país. Já o orientador receberá passagem e diária para a premiação; certificado (que também será conferido ao coorientador e ao programa de pós-graduação em que foi defendida a tese) e auxílio para participação em congresso internacional no valor de US$ 3.000,00.

Já o vencedor da dissertação de mestrado receberá R$ 10 mil, passagem aérea e diária para a premiação, certificado, troféu e bolsa para realização de doutorado em instituição nacional. Já o orientador recebe passagem e diária para a premiação, certificado e auxílio equivalente a participação em congresso nacional no valor de R$ 3 mil

REQUISITOS

Para inscrever os projetos e participar da premiação, o pesquisador deve seguir alguns requisitos: as teses e dissertações devemestar disponíveis na Plataforma Sucupira da Capes; devem ter sido defendidas em 2014 no Brasil e também devem ter sido defendidas em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, três teses de doutorado ou cinco dissertações de mestrado defendidas em 2014.

Todos os projetos de pesquisa a serem inscritos também devem já ter sido aprovados nos respectivos programas de pós-graduação e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Os critérios de premiação serão originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

A pré-seleção das teses e dissertações a serem indicadas aos prêmios ocorrerá nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. A data prevista para a divulgação dos projetos vencedores é até o dia 29 de junho.

Outras informações e procedimentos para a inscrição dos projetos estão disponíveis no portal: http://goo.gl/1X2VAQ

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Divulgação/Fábio Mendes