Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Capes: programas de pós-graduação recebem boas avaliações

Capes: programas de pós-graduação recebem boas avaliações

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/12/2013 09h21, última modificação 26/04/2016 15h50

Os programas de pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado - da Unimep alcançaram bons resultados na avaliação trienal 2013 realizada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os programas tiveram avaliados: proposta do programa, corpo docente, teses e dissertações, produção intelectual e inserção social pela Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), com os cursos de mestrado e  doutorado em educação, alcançou o conceito 5, que representa “muito bom”. Com conceito 4, que representa o indicador “bom”, foram qualificados os cursos de mestrado e doutorado em administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), o curso de direito do Programa do Mestrado em Direito (PPG DIR) e o curso de fisioterapia do Programa do Mestrado em Fisioterapia (PPGFt). Já os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e do Programa de Mestrado em Educação Física (PPGEF) alcançaram o conceito 3.

A análise dos programas é conduzida pelas comissões de área de avaliação e, posteriormente, no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), que reconhece os resultados finais. São estes resultados que definem a deliberação do Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento. Para a responsável pela área de pesquisa e pós-graduação da Unimep, a docente Rosana Macher Teodori, os resultados alcançados foram muito bons.

“Os programas com conceito 4 ou superior são considerados \"consolidados\", o que é o caso de cinco dos sete programas de pós-graduação da Unimep. Os critérios de avaliação da Capes têm sido mais rigorosos a cada triênio e os nossos programas têm correspondido às exigências internas e externas, ampliando sua qualificação constantemente”, ressalta ela.

PROPOSTAS

Mesmo com os conceitos positivos, algumas iniciativas estão em andamento no segmento da pós-graduação da Unimep para que os próximos resultados sejam cada vez melhores. Dentre elas, Rosana destaca: “ampliar as condições que permitam ao corpo docente maior desempenho em termos de capacitação, parcerias com instituições de pesquisa nacionais e internacionais, entre outros, o que deve refletir diretamente na melhoria da produção intelectual de docentes e discentes e na ampliação das redes de pesquisa. Este aspecto é de fundamental importância, pois a avaliação confere peso significativo ao conhecimento que a universidade consegue produzir, refletida em publicação científica qualificada, o que contribui para a definição do conceito da universidade”.

Apenas o Programa de Ciências do Movimento Humano da Unimep não foi incluído na avaliação trienal da Capes pelo fato de ter ser sido criado em 2013, já com o conceito 4. A partir do próximo ano é que os cursos de mestrado e doutorado deste programa passam por este processo de avaliação.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes