Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Karate girl: unimepiana de ed. física disputa vaga para as Olimpíadas de Tóquio

Karate girl: unimepiana de ed. física disputa vaga para as Olimpíadas de Tóquio

por Angela Rodrigues publicado 02/03/2020 05h00, última modificação 02/03/2020 14h14

Stephani Trevisan de Lima (imagem ao lado), 22, formada em 2019 no curso de bacharelado em educação física da Unimep, é uma jovem atleta com desempenho arrebatador. Além de atual campeã brasileira de caratê na categoria mulheres até 61 kg, está na 33ª posição do ranking mundial e na 28ª do ranking olímpico. É, ainda, a segunda carateca brasileira com mais chances de se classificar para os Jogos Olímpicos de 2020, a serem realizados entre julho e agosto, em Tóquio. Apesar dos números impressionantes, sua luta fora do tatame é árdua: ela vende brigadeiros, com a ajuda da família, promove rifas e faz até vaquinhas para financiar suas viagens às competições. Nesse esporte, os torneios principais ocorrem quase sempre no exterior, então os custos são altos.

Para tudo ficar ainda mais desafiador, 2020 é um ano cheio de campeonatos. Além de tentar se classificar para as Olimpíadas, Stephani tem o objetivo de conquistar uma medalha no Campeonato Mundial. Para conseguir essa classificação, ela precisa vencer etapas da liga mundial. A atleta conta que outras metas para esse ano também são o título sul-americano, o pan-americano e o campeonato nacional.

Competir nesse nível não é tarefa simples, exige muita dedicação. Stephani treina desde os seis anos de idade com sua tia e técnica Renata Trevisan. “Para mim, é uma motivação maior treinar com ela. Minha tia me dá muita força e apoio e não existe pressão nenhuma”, afirma.

GRADUAÇÃO E FUTURO - Outro fator que ela cita como importante no seu desempenho foi ter estudado educação física: “cursar educação física me ajudou a ser uma atleta melhor, pois conheço mais meu corpo e respeito tudo o que ele me pede. Passei a entender como funciona o planejamento adequado e em quais momentos cada tipo de treino/descanso se encaixam”.

Ela guarda na memória a época da graduação: “lembro o quanto estudava e ralava para conciliar a graduação com minha carreira de atleta, e o quanto me dediquei. Sinto falta de tudo, valeu muito a pena”. 

Tanta experiência no esporte vai ser bem aplicada no futuro. Stephani pretende cursar a licenciatura e atuar em escolas, além de dar aulas de karatê e ajudar pessoas, atletas ou não, a atingirem seus objetivos por meio do treinamento físico.

Para quem ainda está na faculdade, ela dá uma dica importante: “que estudem e encarem o curso com a mesma importância que dão para outros cursos. Que se valorizem e façam por merecer o diploma que vão conquistar”, destaca.

APOIE - Se você gostou da história de Stephani e deseja ajudá-la com doações, pode entrar em contato com a atleta por meio do direct do perfil do instagram @stehtrevisan ou, ainda, colaborar  diretamente no site Vakinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/um-sonho-olimpico-stephani-trevisan

 

Texto: Serjey Martins
Fotos: acervo pessoal Stephani Lima
Última atualização: 19/02/2020