Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Caricaturas dominam Salão Universitário, premiação será amanhã,12

Caricaturas dominam Salão Universitário, premiação será amanhã,12

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/06/2015 12h25, última modificação 26/04/2016 15h52

As caricaturas dominam a 23ª edição do Salão Universitário de Humor da Unimep. A divulgação dos vencedores dessa e das outras quatro categorias – charge, cartum, história em quadrinhos e temática – ocorre na sexta-feira, 12, a partir das 19h, no Átrio da Biblioteca do campus Taquaral. A entrada é gratuita.

Do total de 96 trabalhos selecionados, 40 são caricaturas, modalidade que teve o maior número de opções escolhidas pelo júri de seleção na última segunda-feira, 8. Nos trabalhos, estão focalizadas personalidades como Barack Obama, Dilma Rousseff, Amy Winehouse e o cantor Fagner.

De acordo com Camilo Riani, docente da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep, artista e coordenador do Salão Universitário de Humor, vários novos talentos desconhecidos do público impressionaram bastante o júri de seleção pela qualidade. “É algo que ocorre todo ano no Salão. Percebemos novos talentos em várias regiões do Brasil e nessa edição, notamos isso também nos estudantes do Oriente Médio, da América do Sul e da Ásia, principalmente no segmeto das caricaturas”, afirma Riani.

ABERTURA

Depois da divulgação dos premiados, ocorre o debate Os Limites (ou não) do Humor, com os cartunistas Baptistão, do Estado de S. Paulo e revista Veja, e Dacosta, da Folha de S. Paulo. O encontro terá o professor do curso de filosofia, José Lima Jr., como debatedor, e Camilo Riani, como mediador.

A festa de abertura do Salão inclui ainda exposição paralela com reproduções das páginas e artes do jornal de humor gráfico Ovelha Negra, existente entre os anos 1976 e 1977.

O público também poderá escolher o trabalho para o prêmio júri popular. Os interessados poderão votar eletronicamente em uma das obras selecionadas. A votação ocorre no site do Salão de Humor (http://www.unimep.br/salaodehumor/) entre os dias 20 e 30 de junho.

JÚRI

A escolha dos trabalhos vencedores ficará a cargo de júri formado por Dálcio Machado, chargista do jornal Correio Popular e capista da revista Veja; Osvaldo Da Costa, cartunista, professor e mestre em comunicação; Fred Ozanan, recordista de premiações do Salão Universitário; Renato Elston Gomes, professor de artes visuais e coordenador do curso de publicidade e propaganda da Unimep; Eduardo Baptistão, caricaturista do jornal O Estado de S. Paulo; Joceli Lazier, docente e coordenadora do Centro Cultural Martha Watts; Luis Ulrich, publicitário, e José Lima Jr, doutor em filosofia e professor da Unimep.

ANOTE – Premiação do 23º Salão Universitário de Humor da Unimep e realização do debate Os Limites (ou não) do Humor. Dia 12 de junho, a partir das 19h, no Átrio da Biblioteca, do campus Taquaral. Informações: http://www.unimep.br/salaodehumor/

Texto: Angela Rodrigues
Imagens:  Marcos Muller/Fredson Silva