Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ceapsi: experiência aos alunos e atendimentos psicológicos gratuitos à população

por Angela Rodrigues publicado 11/03/2020 05h00, última modificação 11/03/2020 12h11

Você conhece o Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (Ceapsi)? É o setor da Unimep que fornece suporte às atividades práticas dos alunos do curso de psicologia, oferecido no campus Taquaral. Por meio dele, a população e a comunidade interna da universidade recebem atendimento psicológico gratuito e de qualidade. Atualmente, cerca de 300 pessoas são atendidas por semana. Se você tem interesse nos atendimentos, também pode realizar a sua inscrição gratuita diretamente no Ceapsi, no campus Taquaral, ou por meio do telefone (19) 3124-1553.

De acordo com a coordenadora do setor, prof. Magali Rodrigues Serrano, é possível optar por três modalidades de serviços: o atendimento psicoterápico, que necessita de triagem e agendamento; o pronto atendimento psicológico e o acolhimento psicológico, que não necessitam de agendamento.

Tipos de atendimento

Atendimento psicoterápico - voltado para as comunidades interna e externa, é realizado por alunos do último ano do curso de psicologia e supervisionado por professores. Podem participar desse atendimento crianças (a partir dos 4 anos), jovens e adultos. O atendimento é feito no formato de sessões semanais de 50 minutos que acontecem nas salas do Ceapsi. Para participar, basta comparecer no setor e preencher ficha de inscrição com os dados pessoais e horários disponíveis para o atendimento. A previsão de início das sessões, no momento, está entre 3 e 8 meses.

Pronto atendimento psicológico - direcionado às comunidades externa e interna da Unimep, é um projeto desenvolvido por estagiários plantonistas do curso de psicologia e tem início previsto para março. Serão divulgados horários onde há plantonistas disponíveis e os interessados podem comparecer sem agendamento prévio, para atendimentos emergenciais e pontuais.

Acolhimento psicológico – esse serviço tem o diferencial de ser realizado por profissionais formados e é voltado a alunos, professores e funcionários da Unimep. Assim como o pronto atendimento, serão divulgados os horários disponíveis em março e os interessados são atendidos por ordem de chegada, sem agendamento.

EXPERIÊNCIA PRÁTICA PARA O ALUNO – Isabella Ferreira Pasqualin (imagem ao lado), 19, é aluna do 5º semestre do curso de psicologia e faz o estágio não obrigatório na secretaria do Ceapsi. No setor, ela conta que realiza a triagem dos interessados nos atendimentos, organiza prontuários e separa os materiais que os alunos utilizam nas sessões. Para ela, a experiência é importante tanto quanto aluna assim como futura psicóloga. “Tive a oportunidade de desenvolver a comunicação, escuta, atenção e até a responsabilidade. Além disso, pude conhecer um pouco sobre como funciona a organização dentro de uma clínica de psicologia”, afirma ela.

ANOTE – Inscrições gratuitas para atendimento no Centro de Estudos Aplicados em Psicologia. De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, no campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Taquaral, Piracicaba). Informações: (19) 3124-1553.

Texto: Serjey Martins
Fotos: acervo Unimep e acervo pessoal Isabella Pasqualin