Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro de Estudos Aplicados em Psicologia oferece novos projetos de acolhimento e atendimentos gratuitos sem agendamento

por Angela Rodrigues publicado 14/10/2019 05h00, última modificação 16/10/2019 20h51

O Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (Ceapsi) da Unimep, localizado no campus Taquaral oferece desde setembro novos projetos de acolhimento psicológico

distintos e gratuitos às comunidades interna e externa da Unimep. Um deles é o pronto atendimento psicológico voltado a alunos, funcionários e professores da Unimep; e há também o acolhimento psicológico, direcionado a funcionários, alunos e professores da Unimep e comunidade externa de Piracicaba e região. As iniciativas não exigem agendamento.

Além dessas atividades, o Ceapsi também oferece atendimento em psicoterapia individual e grupal para a comunidade externa e da Unimep, que necessitam de triagem.

Saiba mais sobre cada uma das iniciativas:

Pronto Atendimento Psicológico – direcionado a alunos, funcionários e professores da Unimep, o pronto atendimento conta com psicólogos clínicos voluntários do coletivo “Vem pra roda”, que oferecem escuta e orientações para auxiliar situações emergências ou de crise de forma pontual, sem precisar de agendamento prévio.

Os encontros são organizados quinzenalmente, conforme as datas: 10/10 (quinta-feira) das 9h às 11h; 14/10 (segunda-feira) das 19h às 21h; 16/10 (quarta-feira) das 19h às 21h; 23/10 (quarta-feira) das 13h às 16h; 28/10 (segunda-feira) das 19h às 21h; 30/10 (quarta-feira) das 19h às 21h; 13/11 (quarta-feira) das 13h às 16h e das 19h às 21h; 18/11 (segunda-feira) das 19h às 21h; 27/11 (quarta-feira) das 13h às 16h e das 19h às 21h.

O grupo debate a atuação do psicólogo na atualidade e o plantão consiste em uma das frentes de trabalho. A iniciativa foi definida em conjunto pelo coordenador do curso de psicologia da Unimep, o professor Pedro Bordini Faleiros e pela coordenadora do Ceapsi, a profª Magali Rodrigues Serrano.

Acolhimento Psicológico – voltado a funcionários, alunos e professores da Unimep e comunidade externa de Piracicaba e região, o acolhimento psicológico é realizado gratuitamente por alunos voluntários do 8º e 9º semestre do curso de psicologia da Unimep, em parceria com a coordenação do Ceapsi. A única exigência para participar dos atendimentos é ter acima de 15 anos.

Os atendimentos acontecem sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, e às quintas-feiras, das 13h30 às 18h30, de acordo com a ordem de chegada, sem agendamento. A intenção é acolher o público de forma pontual e auxiliar na diminuição dos sentimentos de angústia e sofrimento.

Atendimento em Psicoterapia – também gratuito, porém com necessidade de agendamento no Ceapsi, é oferecido o atendimento em psicoterapia individual e grupal para a comunidade da Unimep e comunidade externa, destinado às faixas etárias infantil (dos 4 até 13 anos), para adolescentes (13 a 18 anos) e adultos (a partir dos 18 anos). Os interessados devem comparecer no Ceapsi e preencher ficha de interesse na secretaria, no horário de funcionamemto do setor: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. As entrevistas iniciais de triagem para os atendimentos são agendadas e realizadas em seguida ao surgimento de vagas. O atendimento é realizado toda semana, com duração de 50 minutos, e são promovidos por alunos do último ano do curso de psicologia que cumprem a disciplina de Estágio Supervisionado, com supervisão de docentes.

Mais informações sobre as atividades também podem ser consultadas na secretaria do Ceapsi, pelo telefone (19) 3124-1553.

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues