Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Martha Watts apresenta exposições em homenagem ao Mercadão e ao cordel, na 17ª Semana Nacional de Museus

Centro Martha Watts apresenta exposições em homenagem ao Mercadão e ao cordel, na 17ª Semana Nacional de Museus

por Angela Rodrigues publicado 08/05/2019 02h00, última modificação 08/05/2019 15h44

Em celebração à 17ª Semana Nacional de Museus, o Centro Cultural Martha Watts organiza duas exposições ao longo de maio. Uma delas é “Mercado Municipal: Percepções”, apresentada pela artista plástica e ilustradora Regina Pasqualin Villara, e ocorre de 3 a 24 de maio, na sala Monet. A segunda exposição tem como tema “Versos rimados – Literatura de cordel”, e reúne obras do acervo do folclorista piracicabano João Chiarini (1919-1988). A mostra de cordel está exposta na sala Irineu Guimarães e pode ser visitada dos dias 10 a 31 de maio. As exposições têm entrada gratuita e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nesse sábado, dia 11, o Centro Cultural Martha Watts também estará aberto para visitas, no período das 10h às 14h.

EXPOSIÇÕES – O “Mercadão”, como é conhecido o Mercado Municipal de Piracicaba, é símbolo do cotidiano piracicabano aos olhos da artista Regina. “Nesta exposição, destaco o lado humano, com fotos dos proprietários das bancas, seus funcionários, bem como o cotidiano de clientes. Entre idosos, jovens e crianças, todos têm algo em comum: o Mercado Municipal é local de encontros”, conta a artista. Além de fotografias, a exposição também reúne desenhos e montagens a partir de materiais do próprio mercado.

Já em “Versos rimados – Literatura de cordel”, estão reunidos distintos exemplares pertencentes ao acervo do folclorista piracicabano João Chiarini (1919-1988), que apresentam a literatura de cordel para o público. A mostra foi organizada pela própria equipe do Centro Cultural Martha Watts. No acervo criado por João Chiarini, estão livros, periódicos, fotografias, recortes de jornais e correspondência pessoal, além de extensa bibliografia sobre folclore e literatura, temas sobre os quais o jornalista e advogado foi especialista.

ANOTE – Exposição “Mercado Municipal: Percepções”, de Regina Pasqualin Villara e “Versos rimados – Literatura de cordel”, do acervo de João Chiarini. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em salas distintas do Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, bairro Centro, Piracicaba). Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.DIA DO MUSEU – As atividades promovidas ao longo de maio no Centro Cultural Martha Watts compõem a 17ª Semana Nacional de Museus,

 iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A Semana Nacional de Museus tem como tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições” e ocorre de 13 a 19 de maio. A iniciativa é composta por distintos eventos culturais em celebração ao Dia Internacional de Museus, a ser celebrado no dia 18 de maio, e reúne mais de mil instituições participantes, dentre elas o Centro Cultural Martha Watts.

 

 

Texto: Daniela Borges
Fotos: equipe CCMW
Última atualização: 03/05/2019