Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Cultural Martha Watts celebra 18 anos e é destaque em matéria especial

Centro Cultural Martha Watts celebra 18 anos e é destaque em matéria especial

por Angela Rodrigues publicado 01/06/2021 05h00, última modificação 30/06/2021 18h56

O Centro Cultural Martha Watts completou 18 anos de inauguração no último domingo, dia 27 de junho. Localizado no campus Centro, o espaço foi inaugurado em 2003, e desde a sua criação reúne espaços diferentes para a disseminação da arte e da cultura, nas mais distintas formas, como as salas Monet e Da Vinci.

“Em seus espaços expositivos, os artistas de Piracicaba, consagrados e iniciantes, podem mostrar seus trabalhos, nas suas variadas técnicas e suportes. A visitação é aberta a toda a população de forma gratuita, sempre com a presença de um monitor. Além disso, lançamentos de livros, saraus, cursos e oficinas, sempre acontecem em seus espaços”, afirma a coordenadora do local, a professora Joceli Cerqueira Lazier (foto abaixo à direita)

O Centro Cultural também preserva e mantém disponíveis para consultas e pesquisas acervos valiosos que resgatam aspectos importantes da história de Piracicaba e região. Dentre eles, o acervo Rocha Netto, que conta a trajetória e as principais conquistas do EC XV de Piracicaba, o acervo João Chiarini, o acervo do jornal O Diário e o arquivo do Poder Judiciário de Piracicaba, entre os anos de 1801 a 1946.

Pela sua importância no segmento cultural, o CCMW teve a data de inauguração lembrada em publicação especial veiculada no Jornal de Piracicaba. Na matéria, foram destacadas as atividades e parte da trajetória do espaço.

Também na entrevista concedida ao veículo, Joceli destacou a forte ligação do CCMW com a cidade. “Martha Watts que dá o nome ao espaço, escolheu a cidade de Piracicaba para fundar a primeira escola metodista do Brasil por ser uma cidade em franca expansão. Ao se integrar à cidade se apaixonou ao ponto de dizer em uma das cartas que escrevia para as mulheres norte-americanas: “Agora caras amigas, o que acham de “minha cidade”, como eu já a chamo? Já me sinto muito ligada a ela e pressinto que serei muito feliz aqui ... (06/12/1881)”, contou ela.

Joceli também enfatizou os acervos reunidos no Espaço Memória Piracicabana, um dos setores que compõem o Centro Cultural. “Entre os seus principais acervos encontramos a história do município retratada, como é o caso do acervo Rocha Netto e o acervo de João Chiarini, além do Museu Jair de Araújo Lopes, que conta a história da educação do Colégio Piracicabano, e da cidade de Piracicaba numa determinada época”, pontuou ela.

RETOMADA – Com a pandemia do Covid-19 e a necessidade de isolamento social, o Centro Cultural teve as atividades presenciais suspensas temporariamente. “Em 2020, trabalhamos com muitas atividades virtuais através do projeto InspirArte. Por meio dele, artistas da cidade de Piracicaba, região e de todo o Brasil puderam participar com seus trabalhos artísticos, o que nos possibilitou conhecer artistas que seria difícil conhecermos em outros momentos”.

Nesse período, outras iniciativas desenvolvidas foram o projeto Depoimentos, em que pessoas ligadas à arte e cultura destacaram o que esperam da arte após a pandemia; e o projeto Vídeo poesia, que contou com a participação de pessoas de idades variadas, que gravaram poesias escolhidas a partir do acervo João Chiarini.

“Além de outras atividades como a Semana de Museus e Primavera de Museus. Enquanto tentávamos entender o que estava acontecendo, tivemos a chance de criar oportunidades e ações que nos dessem alento, já que a arte consola o viver. Em 2021, um ano depois de suspendermos as ações presenciais, voltamos com as atividades internas, e algumas manutenções deverão ser realizadas antes de abrirmos com segurança para o público em geral e resgatarmos as programações físicas que estavam acontecendo e programadas, e inserirmos outras”, afirmou Joceli.

Para conhecer e saber mais sobre a trajetória do Centro Cultural Martha Watts, acesse: http://www.unimep.br/ccmw/

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep