Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Cultural Martha Watts e Sesc Piracicaba lançam filme-memória sobre a educadora Martha Watts

Centro Cultural Martha Watts e Sesc Piracicaba lançam filme-memória sobre a educadora Martha Watts

por Angela Rodrigues publicado 06/07/2021 05h00, última modificação 03/09/2021 18h42

Comida brasileira como arroz, farinha e feijão. Celebrações religiosas como a Festa do Divino. O comércio com lojas de miudezas e itens caros. A arquitetura do edifício na Estação de Trem e o movimento das águas do Rio Piracicaba. Essas e outras impressões minuciosas sobre a cidade de Piracicaba estão em correspondências escritas pela educadora norte-americana Martha Watts (1845-1910). Os trechos dessas cartas estão no filme-memória “Cartas para um novo lugar”, produzido pelo Sesc Piracicaba e Centro Cultural Martha Watts, com estreia no próximo dia 7 de setembro, às 20h, no canal do YouTube do Sesc Piracicaba (youtube.com/sescpiracicaba) e também na TV Unimep (canal 13 da NET).

“Cartas para um novo lugar” foi inspirado em trechos do livro “Evangelizar e Civilizar”, de autoria de Zuleica Mesquita, que contém transcrições das cartas que Martha Watts escrevia para as mulheres norte-americanas como relatório das atividades que realizava em Piracicaba. Além de falar do Colégio, Martha também falava da cidade e sua cultura. As imagens do filme são do acervo do Centro Cultural e completam o belo resultado”, conta Joceli Cerqueira Lazier, professora e coordenadora do Centro Cultural Martha Watts (CCMW).

Trajetória - Martha Watts foi a primeira educadora do Metodismo no Brasil. Nasceu em 1845, veio para o país em 1881, como voluntária da Woman’s Missionary Society, órgão missionário das mulheres metodistas norte-americana. No mesmo ano, fundou o Colégio Piracicabano, hoje localizado à rua Rangel Pestana, no centro da cidade de Piracicaba.

No artigo “Martha Watts: uma educadora metodista na belle époque tropical”, a professora Zuleica Mesquita  descreve a educadora como “a figura desta mulher perseverante e decidida que se dispôs a deixar o conforto de seu lar, para semear numa terra estranha o sonho de outras mulheres.”.

Em suas cartas enviadas à junta de Missões dos EUA, ela descreve carinhosamente Piracicaba, a cultura na cidade, o clima, o Rio, as pessoas e as crianças e conclui: “Agora, caras amigas, o que acham da minha cidade? Já me sinto ligada a ela e pressinto que serei muito feliz aqui.”. Martha Watts ficou por 14 anos em missão no município, Em seguida, viajou pelo país para fundar outras escolas.

Ficha técnica – Cartas para um novo lugar:
Realização: Sesc Piracicaba e Centro Cultural Martha Watts
Concepção Artística: Thiago Altafini
Narração: Lina Agifu
Imagens: Acervo do CCMW
Coordenação do CCMW: Joceli de Fátima Cerqueira Lazier
Pesquisa: Ana Paula Paschoaldeli
Música: Esther Abrami
Exibição: Youtube/sescpiracicaba e TV Unimep (Canal 13/NET)

 


Texto:
equipe Sesc Piracicaba 
Fotos: acervo Unimep e acervo Centro Cultural Martha Watts
Última atualização: 02.09.2021