Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Cultural Martha Watts participa da 14ª Primavera de Museus com ações virtuais

por Angela Rodrigues publicado 29/09/2020 11h00, última modificação 29/09/2020 15h58

Com três dias de ações culturais virtuais, o Centro Cultural Martha Watts marca a sua participação da 14ª edição da Primavera de Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesse ano, o evento tem como tema “Mundo Digital – Museus em Transformação”.

As atividades serão exibidas pelas mídias sociais do CCMW: Facebook (facebook.com/centroculturalmarthawatts) e Instagram (@centroculturalmarthawatts), entre os dias 21 a 27 de setembro.

A coordenadora do Centro Cultural, Joceli Lazier, conta que o CCMW tem trabalhado virtualmente desde março, em diversas ações, com o objetivo de aproximar e divulgar a arte e artistas neste momento de pandemia.

“Conhecemos artistas de vários lugares do Brasil, com técnicas e estilos variados.
Descobrimos talentos e refletimos sobre a arte pós-pandemia. E chegou a Primavera de Museus ainda em tempos de isolamento, que terá o tema "Mundo Digital - Museus em Transformação"”, afirma ela.

Confira a programação das atividades:

Dias 21 e 25 de setembro – 14h – Interpretando as Cartas de Martha Watts.

A atividade foi concebida a partir do projeto “Pintando as Cartas de Martha Watts” iniciado em setembro de 2019, quando artistas de Piracicaba e região apresentaram trechos das cartas escritas por Martha Watts (fundadora do Colégio Piracicabano), à sociedade de mulheres norte-americanas, onde contava como estava o colégio e também sobre a cidade de Piracicaba, seu povo, seus costumes. Os artistas gravaram dois programas, em vídeo, em que apresentam suas respectivas propostas artísticas e leituras do trecho das cartas previamente escolhidos.

Participam dessa iniciativa os artistas: Alexandra Jacob, Arlete Brito, Carlos Valério, Carmen Pilotto, Elaine Parra, Fernanda Nepomuceno, Gracia Nepomuceno, Ivânia Tanaka, João Benatti, Lidice Salgot, Maria Gobet, Maria Rita Correa, Marcos Nozela Gil, Reinaldo Diniz, Rosy Jesus Vaz,  Silvia Dionisio, , Vera Gutierrez, Virginia Nicoleti.

Dia 23 de setembro – 14h – Apresentação Musica dos professores do Instituto Formar.
Anualmente, o Instituto Formar participa da Primavera de Museus com a apresentação da Banda João Romeu Pitolli. Neste ano, devido à pandemia e a necessidade de isolamento a participação será por meio da exibição de música, gravada por um grupo de professores, especialmente para a ocasião.

A canção é “Brigas nunca mais”, de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. A adaptação é de Eloy Porto Neto, e o grupo conta com Vocal: Alcides Junior; Baixo/guitarra/violão/produção: Elcio Aguiar; Bateria: Marcelo Seghese; Sax alto/soprano/tenor: Evandro Santos; Trombone/tuba: Eloy Porto Neto e Edição – Maurício Ribeiro.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelos contatos: ccmw@unimep.br  ou joceli.lazier@unimep.br

ANOTE – 14ª Primavera de Museus 2020. Participação do Centro Cultural Martha Watts nos dias 21, 23 e 25 de setembro, às 14h, nas mídias sociais do CCMW: Facebook (facebook.com/centroculturalmarthawatts) e Instagram (@centroculturalmarthawatts).

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Foto: acervo Unimep