Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Cultural Martha Watts promove 1ª exposição do grupo Livros de Artista em Piracicaba

Centro Cultural Martha Watts promove 1ª exposição do grupo Livros de Artista em Piracicaba

por Angela Rodrigues publicado 11/04/2019 05h00, última modificação 12/04/2019 14h10

O Centro Cultural Martha Watts recebe neste sábado, 6, a 1ª exposição do projeto itinerante “Narrar histórias, construir memórias: o livro de artista e seu processo”, em Piracicaba. A abertura da exposição ocorre no período das 10h às 14h, e inclui visita guiada pela curadora da iniciativa e coordenadora do grupo, Fabiola Notari, às 11h30. A exposição tem entrada gratuita e permanece aberta ao público na sala Monet, até o dia 26 de abril, das 9h às 17h (segunda a sexta-feira). Também nesse sábado, os demais espaços do Centro Cultural Martha Watts estarão abertos ao público.

Na abertura da exposição, os visitantes poderão interagir com algumas das obras, com o auxílio de luvas e lenços para preservar as composições. São mais de 30 produções artísticas de 15 profissionais de São Paulo e do interior paulista: Cristina Bottallo, Christina Parisi, Fabiola Notari, Irene Guerreiro, Marcia Gadioli, Marcia Rosenberger, Margarida Holler, Marisa Garcia de Souza, Renata Danicek e Sandra Lopes. De Piracicaba, participam Lídice Salgot, Alzira Ballestero e Gustavo de Magalhães. Também na abertura do evento, as artistas Lucimar Bello e Luise Weiss serão homenageadas.

As obras, que se enquadram como “livro de artista”, propõem uma leitura diferente de histórias por meio de propostas gráficas e plásticas diversas. "Uma das preocupações foi a decisão de não utilizar a parede, e sim mesas. Queremos mostrar que existem outras formas de fazer arte, com outro suporte, nova linguagem que não exclusivamente o quadro, pintado e emoldurado”, afirma a artista plástica piracicabana Lídice Salgot, que ajudou a trazer a exposição para a cidade.

Grupo Livros de artista – Desde 2014, o grupo de estudos “Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos” se reúne na Casa Contemporânea, em São Paulo, sob orientação da professora Fabiola Notari. O grupo tem como proposta refletir sobre os conceitos de memória, esquecimento e tempo a partir da prática artística, que rende projetos individuais e amplia o conhecimento do público sobre o novo formato dos “livros de artista” por meio das exposições.

“Quando o artista utiliza o livro como meio ou suporte, ele tem como intenção principal o diálogo entre artes visuais e literatura. No entanto, quando aprofundamos a pesquisa e percebemos o livro de artista como uma linguagem artística, entendemos que nem sempre um livro de artista tem formato de livro, e que podem ser associadas diversas técnicas na sua materialização. E, também, que o conceito e o processo do artista tornam-se mais importantes do que o produto final”, destaca Fabiola.

Anote – Exposição “Narrar histórias, construir memórias: o livro de artista e seu processo” do grupo Livro de Artista. Abertura: sábado, 6, das 10 às 14h, e visitas até o dia 26 de abril, das 9h às 17h (segunda a sexta-feira), na sala Monet do Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, Centro, Piracicaba). Entrada franca. Informações: (19) 3124-1889.

 

Texto: Daniela Borges
Foto: acervo grupo de estudo Livros de Artista
Última atualização: 04/04/2019