Centro Cultural Martha Watts promove 1ª exposição do grupo Livros de Artista em Piracicaba
O Centro Cultural Martha Watts recebe neste sábado, 6, a 1ª exposição do projeto itinerante “Narrar histórias, construir memórias: o livro de artista e seu processo”, em Piracicaba. A abertura da exposição ocorre no período das 10h às 14h, e inclui visita guiada pela curadora da iniciativa e coordenadora do grupo, Fabiola Notari, às 11h30. A exposição tem entrada gratuita e permanece aberta ao público na sala Monet, até o dia 26 de abril, das 9h às 17h (segunda a sexta-feira). Também nesse sábado, os demais espaços do Centro Cultural Martha Watts estarão abertos ao público.
Na abertura da exposição, os visitantes poderão interagir com algumas das obras, com o auxílio de luvas e lenços para preservar as composições. São mais de 30 produções artísticas de 15 profissionais de São Paulo e do interior paulista: Cristina Bottallo, Christina Parisi, Fabiola Notari, Irene Guerreiro, Marcia Gadioli, Marcia Rosenberger, Margarida Holler, Marisa Garcia de Souza, Renata Danicek e Sandra Lopes. De Piracicaba, participam Lídice Salgot, Alzira Ballestero e Gustavo de Magalhães. Também na abertura do evento, as artistas Lucimar Bello e Luise Weiss serão homenageadas.
As obras, que se enquadram como “livro de artista”, propõem uma leitura diferente de histórias por meio de propostas gráficas e plásticas diversas. "Uma das preocupações foi a decisão de não utilizar a parede, e sim mesas. Queremos mostrar que existem outras formas de fazer arte, com outro suporte, nova linguagem que não exclusivamente o quadro, pintado e emoldurado”, afirma a artista plástica piracicabana Lídice Salgot, que ajudou a trazer a exposição para a cidade.
Grupo Livros de artista – Desde 2014, o grupo de estudos “Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos” se reúne na Casa Contemporânea, em São Paulo, sob orientação da professora Fabiola Notari. O grupo tem como proposta refletir sobre os conceitos de memória, esquecimento e tempo a partir da prática artística, que rende projetos individuais e amplia o conhecimento do público sobre o novo formato dos “livros de artista” por meio das exposições.
“Quando o artista utiliza o livro como meio ou suporte, ele tem como intenção principal o diálogo entre artes visuais e literatura. No entanto, quando aprofundamos a pesquisa e percebemos o livro de artista como uma linguagem artística, entendemos que nem sempre um livro de artista tem formato de livro, e que podem ser associadas diversas técnicas na sua materialização. E, também, que o conceito e o processo do artista tornam-se mais importantes do que o produto final”, destaca Fabiola.
Anote – Exposição “Narrar histórias, construir memórias: o livro de artista e seu processo” do grupo Livro de Artista. Abertura: sábado, 6, das 10 às 14h, e visitas até o dia 26 de abril, das 9h às 17h (segunda a sexta-feira), na sala Monet do Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, Centro, Piracicaba). Entrada franca. Informações: (19) 3124-1889.
Texto: Daniela Borges
Foto: acervo grupo de estudo Livros de Artista
Última atualização: 04/04/2019