Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Cultural Martha Watts se reinventa e inaugura 1ª exposição virtual

Centro Cultural Martha Watts se reinventa e inaugura 1ª exposição virtual

por Angela Rodrigues publicado 28/10/2020 03h00, última modificação 28/10/2020 15h00

O Centro Cultural Martha Watts abre espaço para a sua primeira exposição virtual. A iniciativa ocorre com a mostra “Um álbum terapêutico virtual de foto-imagens”, dos fotógrafos Arlete Brito e Antônio Miguel, que reúne 32 imagens, seguidas de explicações e referências sobre o modo de produção de cada uma.

A exposição virtual já pode ser visitada nas plataformas Flickr https://bit.ly/3m1W7sH  e ISSU https://bit.ly/3kee5rA

Nela, ambos os fotógrafos mostram que a manipulação digital das fotografias pode apresentar excelentes resultados, ao mobilizar diferentes linguagens e significados.

Ainda mais quando há histórias por trás desses processos criativos orientados pelo aforismo do “ver sem questionar” do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1899-1951).

“As imagens produzidas podem ser vistas como jogos casuais de linguagem que se abrem a significações múltiplas, diversas e surpreendentes para os leitores que se permitem vê-las”, detalham Arlete e Antônio.

PÚBLICO – A coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, Joceli Cerqueira Lazier, conta que a ideia para a exposição virtual foi uma alternativa para atrair o público que frequenta o espaço cultural, atualmente fechado devido à pandemia.

“Fomos pegos de surpresa com a pandemia da Covid-19 e, assim, em consequência vivemos no isolamento social. Nossa equipe buscou utilizar as redes sociais e a Internet da melhor maneira possível. Tudo para ficarmos mais próximos do público que nos acompanha”, explica Joceli.

TRAJETÓRIA – Arlete de Jesus Brito – residente em Piracicaba, Arlete de Jesus Brito é professora-pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus de Rio Claro (SP). É fotógrafa amadora. Já participou de exposições de arte e teve trabalhos fotográficos premiados.

Antonio Miguel – residente em Campinas, Antonio Miguel é professor-pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nas linhas de pesquisa Linguagem e Arte em Educação e Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, com inúmeros artigos, capítulos de livros e livros publicados ao longo de sua carreira acadêmica. Nos últimos cinco anos, ele também se dedica à produção de fotografias artísticas e às artes visuais digitais. É membro da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (APAP) e participou de vários concursos e exposições promovidos por essa e outras associações.

Edição do texto: Assessoria de Comunicação da Unimep
Fotos: acervo CCMW