Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Cultural recebe pinturas do catalão Isidro Cistaré

Centro Cultural recebe pinturas do catalão Isidro Cistaré

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/04/2008 20h35, última modificação 26/04/2016 15h45

Os olhares de um pintor nascido em Barcelona, Espanha, que se apaixonou pelos céus e pelas belezas de Piracicaba e as captou de modo singular. Essa é talvez a definição que melhor sintetiza o espírito da mostra “Paisajens Mediterraneas Cielos Piracicabanos”, do catalão Isidro Cistaré, 61, (foto ao lado) que a partir de sexta-feira, 11, será aberta na sala multimídia do Centro Cultural Martha Watts (CCMW). Na iniciativa estarão expostas 20 obras impressionistas em óleo sobre tela, 17 delas inéditas, do pintor que reside no Brasil desde dezembro e que pela primeira vez apresenta suas criações no município. Gratuita, a exposição que pode ser visitada até o dia 25 de abril, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Na mostra, dez quadros traduzem as impressões de Cistaré acerca de lugares que admira, por meio de ângulos muitas vezes imperceptíveis aos que freqüentam diariamente tais cenários. Alguns deles são o bairro Monte Alegre, eternizado pela pintura com título homônimo e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) inspiração para as obras “Agronomia” e “Esalq”. Há também um olhar sobre o município visto da Ponte do Morato, registrado no quadro “Vista Ponte Morato”, ponto que na opinião de Cistaré, permite conhecer a história do município. Os outros dez quadros que integram a exposição trazem paisagens mediterrâneas produzidas pelo artista na Espanha. Entre eles estão “Puesta de Sol”, “Ventana Azul” e “Atardecer”. “Paisajens Mediterraneas Cielos Piracicabanos” também contou com o auxílio de Ricardo Nogueira que foi uma espécie de guia do artista em terras piracicabanas.

CIELOS

A paixão de Cistaré por Piracicaba serviu de inspiração para o artista, que é casado com uma piracicabana. “Fiquei enamorado pelos céus dessa cidade. São diferentes a cada dia. Uma das minhas próximas exposições possivelmente terá esse tema”, adianta o artista adepto de cores vivas. Cistaré ingressou no universo da pintura aos 14 anos e formou-se pela Escola Massana de Barcelona. Ele expôs pela primeira vez aos 30 anos.

ANOTE – Exposição “Paisajens Mediterraneas Cielos Piracicabanos”, com o artista catalão Isidro Cistaré, montada na sala multimídia do Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, Centro). Visitação: de 14 a 25 de abril de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações pelo tel. (19) 3124-1889.

Fotos: Thiago Altafini

Última atualização: 11/04/2008