Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Cultural Martha Watts tem programação intensa e diversificada em novembro

por Angela Rodrigues publicado 01/11/2017 05h00, última modificação 01/11/2017 13h34

Cerâmica, pintura, humor, arte produzida na escola e literatura são a tônica da programação do Centro Cultural Martha Watts, em novembro. Na Exposição Permanente do Salão de Humor – Unimep o tema do mês é “Gentileza Gera Gentileza: Um Toque de Humor no Asfalto”. A mostra, que reflete sobre a falta de gentileza urbana, traz cartuns, charges, caricaturas e HQs sobre a intolerância nas relações da cidade e pode ser vista de 1º a 30 de novembro. “A exposição nasceu como criativa homenagem ao Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, e ao Dia Mundial do Urbanismo, instituído no dia 8 do mesmo mês”, afirma o caricaturista, artista plástico e pesquisador Camilo Riani, coordenador do evento internacional universitário realizado pela Unimep desde 1992.

De 6 a 24 de novembro, a Sala Da Vinci recebe a exposição "Caminhos", da artista plástica Ivânia Tanaka e seus alunos. A  mostra, com 16 obras produzidas sob a técnica de pintura acadêmica, é baseada em fotografias de paisagens que foram posteriormente reproduzidas em quadros.

"Poética dos Quatro Elementos IV" é o tema da mostra anual de cerâmica dos alunos do ateliê Lúcia Portella, que permanece em cartaz na Sala Monet, entre os dias 13 e 24 de novembro. “Podemos dizer que a cerâmica é a primeira forma de manifestação artística e que, com o passar dos séculos, evoluiu tanto nos equipamentos para produzi-la como as fases da arte. Hoje trabalhamos muito com a cerâmica moderna e usando vários tipos de argila”, destaca Lúcia.

Já na Sala Irineu Guimarães, trabalhos desenvolvidos por professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental 2 do Colégio Piracicabano ficam expostos de 21 de novembro a 12 de dezembro. A ideia da exposição HumanizArte surgiu a partir da discussão dos projetos interdisciplinares, uma das marcas da educação proposta pela equipe pedagógica. Analisando currículo e conteúdo, percebeu-se que, por meio da arte, vários temas e propostas contemplavam o humano e a humanização e, ainda mais, poderiam expressar o ponto de vista que garante a valorização da individualidade e do coletivo, ou seja, a atuação participativa na construção de uma sociedade que trabalha em conjunto para defender a participação de todos.

“Biblioteca de Babel”, de Jorge Luis Borges, é o tema do Encontro com a Literatura, que enfoca os grandes autores sul-americanos nesta temporada. O evento, liderado pela professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de Letras da Unimep, ocorre no dia 22 de novembro, às 15h30, no miniauditório do CCMW. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ccmw@unimep.br

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidos pelo fone (19) 3124-1889.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: acervo