Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro de Psicologia oferece atendimento gratuito para a comunidade

Centro de Psicologia oferece atendimento gratuito para a comunidade

por Angela Rodrigues publicado 28/04/2017 02h00, última modificação 07/12/2017 10h19

O Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (Ceapsi) da Unimep é uma estrutura administrativo-pedagógica que permite aos alunos, dos últimos anos da graduação, a experiência prática do que aprendem na sala de aula e, ao mesmo tempo, oferece a pessoas físicas e empresas atendimento psicológico de qualidade. Para solicitar o atendimento, é necessário apenas comparecer ao Ceapsi, entre 8h e 21h30, no campus Taquaral, em qualquer época do ano, e preencher a ficha de interesse, gratuitamente. A partir dessa inscrição, será avaliada a urgência do serviço e a condição socioeconômica do requisitante. Para obter mais informações, basta ligar no (19) 3124-1553.

Segundo a coordenadora do local, a professora Magali Rodrigues Serrano (foto abaixo à direita), os atendimentos são feitos nas áreas do trabalho, da educação, clínica e social. Do total de atendimentos, 95% são totalmente gratuitos e o restante é oferecido com valores abaixo do mercado. Todas as atividades são promovidas pelos estudantes, estagiários, supervisionados por professores da área. Magali acrescenta que, para os alunos, o serviço é essencial: “aqui eles vivenciam a situação prática. O estágio, com a supervisão, faz com que o conhecimento seja plantado e possa frutificar”.

CLINICA

A área clínica funciona internamente e oferece os serviços mais conhecidos do Ceapsi: atendimentos clínicos individuais ou grupais para adolescentes, jovens, adultos ou idosos. O Ceapsi também está presente no Cape (Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar) da região e em alguns PSFs (Programa de Saúde da Família), que também recebem os estagiários de clínica. Todos os estudantes que realizam os estágios recebem supervisão semanal nas suas atividades.

SOCIAL

A área social é um dos diferenciais do curso de psicologia da Unimep, de acordo com Magali. A docente afirma que o Ceapsi tem muitos projetos de apoio para a rede de serviço social do município. “Acompanhamos várias equipes de psicólogos e assistentes sociais no trabalho de apoio a comunidade. Temos vários projetos inovadores, como um que acompanha meninas que estão saindo dos abrigos das cidades (por conta da idade) e formaram uma república. É um projeto desenvolvido em parceria com a Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) que acompanha e fornece apoio às meninas. E é nesse momento que as áreas se entrelaçam, pois a social se une com a do trabalho”.

EDUCAÇÃO

“Estamos em escolas públicas, principalmente estaduais, algumas municipais, dando assessoria às equipes de professores e dirigentes das escolas no trabalho com os alunos”, conta Magali Serrano. Segundo ela, são realizados também trabalhos de auxílio à alfabetização e à inclusão de crianças com necessidades especiais: “estamos, por exemplo, no Espaço Pipa e no Centro de Reabilitação, trabalhando com a questão da inclusão. Temos um programa que atende crianças com problemas na sua escolarização e coloca o estagiário em contato direto com o aluno, a família e a escola para tentar entender o que está acontecendo. Há também a orientação vocacional em que atendemos muitos alunos que estão iniciando o curso”.

TRABALHO

Já na área do trabalho, Magali diz que o Ceapsi faz acompanhamento em empresas, instituições de formação de pessoas e secretarias municipais para oferecer suporte. Há também o programa de orientação de carreira, que prepara os universitários que estão se formando para a inserção no mercado, com dinâmicas de organização do currículo e outras com orientações como, por exemplo, se portar em uma entrevista ou dinâmica de grupo e também como se organizar, enquanto profissional, para conseguir uma oportunidade.

ANOTE – Inscrições para atendimento no Ceapsi – Centro de Estudos Aplicados em Psicologia da Unimep. Ao longo do ano, gratuitamente, das 8h às 21h30, de segunda a sexta-feira, no campus Taquaral (rodovia. do Açúcar, km 156, Piracicaba). Informações: (19) 3124-1553.

Texto: Serjey Martins
Edição: Celiana Perina