Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro de Qualidade de Vida oferece curso de pilates

Centro de Qualidade de Vida oferece curso de pilates

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 28/10/2009 09h44, última modificação 26/04/2016 15h45

Fortalecimento e resistência muscular. Estes são alguns dos benefícios que traz a prática do pilates para o corpo, técnica que combina alongamento e respiração. Criado em 1923 pelo alemão Joseph Pilates, os exercícios se popularizaram no Brasil na década de 1990. O Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Unimep disponibiliza a qualquer interessado aulas sobre a técnica, às terças-feiras e quintas-feiras, em três horários: às 10h, às 14h30 e às 15h30. A duração de cada treino é de uma hora e a mensalidade é R$ 12. 

O treinamento de pilates é dividido em três módulos: iniciante, intermediário e avançado. De acordo com Andrea Fontanezi Fidelis, 36, professora de pilates do CQV, os exercícios consistem em muito alongamento, respiração e posicionamento dos músculos. Ainda segundo Andrea, a  modalidade é um exercício anaeróbico, com alguns picos aerobiose, e por isso gera pouca perda calórica. “Após 30 aulas começam a aparecer diferenças no corpo. Se a genética ajudar, as diferenças na musculatura são visíveis”, afirma. 

Assim como outras técnicas, o pilates trabalha corpo e mente, mas sem exigir do corpo mais do que ele é capaz de realizar. “O pilates não tem torções, é realizado de acordo com o limite do corpo e por isso serve para pessoas de qualquer idade. A Ioga, por exemplo, tem muitas torções\" comenta Andrea. Apesar da existência de aparelhos próprios para a sua execução, o Pilates pode ser praticado apenas no solo.

OUTRAS MODALIDADES 

Além da modalidae de pilates, o CQV da Unimep disponibiliza em suas instalações no campus Taquaral outras modalidades esportivas. Há aulas de voleibol, futebol de salão, natação e hidroginástica, de musculação. Crianças com até 14 anos podem fazer aulas de ginástica artística.  

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 28/10/2009

registrado em: