Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro Martha Watts conecta arte e pessoas, em meio ao isolamento, com novos projetos

Centro Martha Watts conecta arte e pessoas, em meio ao isolamento, com novos projetos

por Angela Rodrigues publicado 17/08/2020 05h00, última modificação 17/08/2020 13h07

A equipe do Centro Cultural Martha Watts (CCMW) traz, no mês de agosto e enquanto durar o isolamento social, novos projetos que conectam seu público a manifestações artísticas de qualidade.

As iniciativas foram idealizadas ao longo do período de isolamento, em que o espaço de arte permanece fechado, conforme medida adotada para evitar aglomerações e evitar a transmissão do Covid-19.

Joceli Cerqueira Lazier, diretora do CCMW, conta que são três as iniciativas principais em andamento pela equipe: InspirArte, projeto de depoimentos e projeto de vídeos-poesia. Todos estão abertas ao público e podem ser acessadas nas mídias sociais oficiais do Centro Martha Watts: no perfil no Facebook (www.facebook.com/centroculturalmarthawatts) e no perfil no Instagram (www.instagram.com/centroculturalmarthawatts/).

InspirArte

InspirArte é uma iniciativa idealizada para incentivar a divulgação de trabalhos artísticos produzidos durante o isolamento social. Artistas de todo o Brasil e do mundo enviaram trabalhos para serem divulgados pelo CCMW em suas mídias sociais. A ação permitiu ao público conhecer a cultura de diversos lugares e grupos sociais. A campanha para a seleção de projetos continua e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: ccmw@unimep.br

A única exigência é que as obras, obrigatoriamente, tenham sido produzidas durante a pandemia.

Depoimentos 

Como você imagina a arte pós-pandemia?

Foi com essa pergunta que a equipe do CCMW convidou pessoas do meio artístico para ajudarem o público a refletir sobre o tema. Os depoimentos foram enviados por vários artistas e profissionais e são publicados nas mídias em conjunto com a fotografia da pessoa.

Dentre os profissionais que já enviaram depoimentos estão: Camilo Riani (professor e artista gráfico); Chico (coordenador de programação do Sesc Piracicaba); Eduardo Baptistão (caricaturista); Elson de Belém (produtor cultural); Hellen Costa (regente e cantora); João Benatti (presidente da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos); João Scarpa (ator); Joceli Lazier (diretora do CCMW); Lídice Salgot (artista visual); Margarete Regina (agente de cultura e lazer do Sesc Piracicaba); Margarete Zenero (diretora da Casa do Povoador); Parisina Ribeiro (artista visual) e Rosy Jesus Vaz (artista visual).

Vídeos-poesia – “Poesia é a arte de elevar, emocionar e manifestar as ações do cotidiano em forma de palavras”, define Joceli Cerqueira Lazier sobre o projeto relacionado aos vídeos e poesias.

Ela conta que, para esse projeto, foram convidadas pessoas para declamar poesias especialmente selecionadas do acervo João Chiarini, mantido e preservado no Espaço Memória Piracicabana, localizado no Centro Martha Watts.

Nesse acervo, são encontradas obras de grandes poetas como: Alberto de Oliveira, Carlos Drumond de Andrade, Castro Alves, Cornélio Pires, Elisa Barreto, Guilherme de Almeida, Lino Vitti, Maria Helena Corazza, Olavo Bilac e do próprio João Chiarini. Os vídeos são publicados, após edição, nas mídias do CCMW.

Joceli destaca ainda que o acervo João Chiarini é único em sua importância: “seu legado literário e folclórico é riquíssimo em informações. É formado por livros, periódicos, fotografias, recortes de jornais e correspondência pessoal. O acervo reúne ainda rica bibliografia sobre folclore e literatura, assuntos nos quais o jornalista e advogado foi especialista”, acrescenta. 

Artistas e demais profissionais interessados em participar das iniciativas artísticas podem encaminhar mensagem para o contato: ccmw@unimep.br


ANOTE
– Projeto InspirArte, formado por iniciativas de depoimentos e projeto de vídeos-poesia, do Centro Cultural Martha Watts. As ações são gratuitas e abertas a toda à população. Acesse no Facebook (www.facebook.com/centroculturalmarthawatts) ou Instagram (www.instagram.com/centroculturalmarthawatts/). Mais informações e participações pelo e-mail: e-mail: ccmw@unimep.br

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo Centro Cultural Martha Watts
Última atualização: 10/08/2020