Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centros Comunitários de Piracicaba recebem 43 obras doadas pela equipe das Bibliotecas da Unimep

por Angela Rodrigues publicado 29/07/2021 05h00, última modificação 29/07/2021 14h38

Um total de 43 obras, sendo 26 livros e 17 revistas, foram selecionadas pela equipe das Bibliotecas da Unimep e doadas aos Centros Comunitários de Piracicaba. Elas serão utilizadas em trabalhos e projetos oferecidos à comunidade, como cursos profissionalizantes.

A iniciativa foi empreendida pela Diretoria de Extensão e Cultura, em parceria com a Coordenadoria Administrativa, e realizada para atender solicitação enviada à universidade por Carolina Angelelli, que atua em distintos projetos ligados aos centros comunitários.

As obras doadas estão relacionadas a temas distintos, mas a maioria dos livros compunha os segmentos da Literatura e Sociologia, conta Graziela Cristina Colletti, coordenadora interina do Sistema de Bibliotecas da universidade.

Ela acrescenta que os livros doados não eram mais utilizados pela biblioteca, pelo fato de serem edições de obras que já compunham o acervo.

Segundo Graziela, foi a primeira vez que o setor realizou a doação aos Centros Comunitários de Piracicaba, no entanto, a prática da doação de obras é regular no setor.

“A doação na biblioteca é algo regular, pois partimos da ideia que o conhecimento não deve ser guardado, e sim compartilhado. Temos dois tipos de doações, um deles se refere a materiais que foram doados por usuário ou pela comunidade. Neste caso, antes  de ser doado, avaliamos o material, como se já temos exemplares em nosso acervo. Já outra forma de doação se refere aos materiais que são retirados do acervo pelos coordenadores de curso. Os professores avaliam se a obra ainda atende à demanda e se está atualizada para o curso e. após a retirada do acervo, o material fica em desbaste por dois anos”, conta a coordenadora interina.

“Caso o usuário tenha interesse, disponibilizamos para o empréstimo, mas se a obra ficar dois anos sem ser consultada, direcionamos as mesmas para a doação, sempre com autorização da equipe diretiva”, detalha Graziela.

Além dessa doação realizada aos Centros Comunitários, a equipe do Sistema de Bibliotecas da Unimep também promove a doação de obras ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba. As ações fazem parte das atividades de extensão realizadas pela Universidade.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: banco de imagens gratuito Unplash - Jessica Ruscello