Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cepa: espaço para pesquisa e estudos em administração

Cepa: espaço para pesquisa e estudos em administração

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 04/02/2010 08h00, última modificação 26/04/2016 15h46

Produzir conhecimento fiel à realidade regional. É este o principal objetivo do Centro de Estudo e Pesquisa em Administração (Cepa) da Unimep, criado em 1991, e sob coordenação da professora Ana Maria Carrão desde 1994. Com espaço localizado no bloco 5 do campus Taquaral, o Cepa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 18h às 22h.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores do setor, destacam-se os convênios de desenvolvimento de estudos em administração para empresas. O Cepa também dá suporte acadêmico aos estudantes e aos professores .

“Nossos arquivos e materiais de pesquisa estão disponíveis na sala de estudos. Além disso, possuímos um banco de dados com mais de 3 mil empresas cadastradas, com as quais temos boa relação para desenvolvimento de pesquisa e, principalmente, para informar aos alunos sobre a abertura de novas vagas de estágio”, conta Ana Maria.

Nesse sentido, conforme estudo desenvolvido por docentes no final de 2009, cerca de 110 estudantes do curso de administração de empresas da Unimep assinaram contrato de estágio remunerado. No mesmo período, o Cepa recebeu 180 solicitações de empresas necessitando de estagiários.
“Este serviço de coleta de informações nos deu credibilidade diante junto aos alunos”, afirma a pesquisadora, que completa que a colaboração do coordenador do curso de administração da Unimep, Cleber Folharine Mazzolini, é fundamental para o êxito do no centro de estudos.

GRUPO DE PESQUISA

O Cepa foi o embrião, em 1996, para a formação de grupo de pesquisa independente, mas que é seu parceiro no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa. Participam dessa iniciativa, os pesquisadores Hélio Boaretto Júnior, Maria Imaculada de Lima Montebelo e própria Ana Maria, todos docentes do curso de administração. O grupo conta ainda com a colaboração da professora Maria Beatriz Bianchini Bilac.

Os docentes desenvolvem duas linhas de pesquisa: empresa familiar e de pequeno porte, e formação e habilidade do administrador. “As duas áreas estão interligadas. Os resultados obtidos pelo grupo são satisfatórios. Para se ter uma ideia, apresentamos trabalhos em eventos internacionais importantes como o congresso de empresas familiares, em 2008, nos EUA\", destaca Boaretto.

ANOTE - O Cepa fica no campus Taquaral da Unimep, bloco 5 (à rodovia do Açúcar, km 156).   Informações: (19)3124-1711 ou no e-mail amcarrao@unimep.br

Legenda da Foto: Ana Maria Carrão, coordenadora do Cepa

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa