Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chef afirma: 'dei os primeiros passos profissionais na Unimep'

Chef afirma: 'dei os primeiros passos profissionais na Unimep'

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/12/2014 14h04, última modificação 22/06/2017 14h34

Superar o preconceito por ser do sexo masculino, jovem e gostar de preparar bolos e doces dentre outros pratos capazes de conquistar as pessoas pela “barriga”, como ele mesmo afirma, foram alguns dos obstáculos vencidos por Matheus Salmazzi Massoni, 21, graduado em gastronomia pela Unimep, no início da profissão.

Massoni conta que a vocação surgiu quando percebeu como poderia tratar os alimentos e transformá-los, combinando sabores e aromas. Ainda durante a graduação, ele recebeu uma proposta para ministrar cursos para clientes de uma rede de supermercados, fez participações em programas de televisão como o “Você Bonita”, veiculado na TV Gazeta; e o Sala de Star, transmitido na TV Beira Rio.

Atualmente, Massoni organiza o próprio buffet, ministra aulas, atende encomendas e participa de eventos da área. Acompanhe os principais trechos da entrevista, concedida para a série Ouro da Casa, que tem a proposta de destacar as conquistas de ex-alunos da instituição.

Acontece Unimep - O que mais gosta de sua profissão e por quê?
Matheus Massoni - Amo a confeitaria, foi a área com que mais me identifiquei. Me fascina ver o resultado final e a expressão do cliente ao receber a encomenda. Na faculdade, desenvolvi outra paixão que foram os eventos, ou seja, trabalhar com o público e desenvolver cardápios. Fazer parte da festa das pessoas por meio da comida é extremamente gratificante.

Acontece Unimep - Qual foi o seu maior reconhecimento profissional?
Massoni - Cada passo considero uma grande vitória, mas o maior reconhecimento é poder ouvir: “Ah, foi você que fez o bolo de um amigo, estava maravilhoso” ou “ Fiz a receita que você ensinou, todo mundo amou, você é muito bom no que você faz!”. É um grande reconhecimento.

Acontece Unimep - Quais são os principais desafios de um profissional de gastronomia?
Massoni - É combinar sabores, desenvolver novas técnicas e descobrir novos produtos. Mas o mais difícil é conseguir agradar seu cliente.

Acontece Unimep - Em sua opinião, o que é preciso para ser um profissional bem-sucedido?
Massoni - O bom profissional precisa se atualizar sempre, buscar desenvolver novas técnicas e habilidades e batalhar muito pra vencer cada dia.

Acontece Unimep - Qual é o significado da Unimep em sua vida e em sua trajetória profissional?
Massoni - Foi por meio da Unimep que consegui dar os meus primeiros passos profissionais, conheci professores fantásticos sempre prontos a me ajudar e que me incentivaram demais.

Acontece Unimep - Cite três dicas para se tornar um gastrônomo bem sucedido.
Massoni - Ser curioso e pesquisador; saber atender com excelência o seu público e ser responsável e honesto quanto aos compromissos assumidos.

Confira outras reportagens com outros unimepianos que passaram pela universidade, em fevereiro de 2015.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Arquivo pessoal