Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ciência da computação: profissão que ascende com as novas tecnologias

Ciência da computação: profissão que ascende com as novas tecnologias

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/09/2012 09h14, última modificação 26/04/2016 15h48

A computação atualmente está em quase tudo o que fazemos. Portanto, um profissional desta área necessita de bastante estudo, o que é recompensado por um mercado de trabalho promissor. Oferecido há 15 anos, o curso de ciência da computação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) tem o objetivo de formar profissionais com conhecimentos sólidos. 

“É importante o aluno receber suporte para pensar de forma científica, pois esse conceito é muito importante tanto se optar por seguir a carreira acadêmica, quanto se preferir trabalhar com desenvolvimento de novas tecnologias\", destaca o coordenador do curso, Anderson Belgamo (foto ao lado)

Entre os diferenciais do curso oferecido pela Unimep estão os convênios que a instituição mantém com empresas renomadas como Microsoft e IBM que disponibilizam softwares para que os alunos utilizem durante o aprendizado, o que possibilita que eles saiam da graduação com conhecimentos das tecnologias utilizadas pelo mercado. Também merecem destaque os estudos de casos que trazem para a sala de aula exemplos reais do cotidiano de empresas, o desenvolvimento de monografia e os estágios, que permitem ao aluno exercitar na prática a teoria aprendida. 

ESCOLHAS 

O curso de ciência da computação está diretamente ligado ao campo de exatas. É preciso que o aluno se interesse por área para que tenha sucesso em sua formação. “Escolhi este curso porque sempre fui interessada por exatas e lendo uma descrição,  vi que envolvia desafios e conhecimentos voltados para a ciência lógica. Foi o que me levou a escolher esta graduação”, conta a aluna do 7º semestre, Sara Salton de Almeida.

Jefferson Dias dos Santos, do 7º semestre, optou por fazer graduação após concluir um curso técnico na área e foi exatamente neste curso que escolheu também a instituição. “Escolhi a Unimep porque um dos professores do colégio onde fiz o técnico, em Limeira, falou muito bem da universidade, então fui conhecer se o curso que queria era oferecido na Unimep. Hoje digo que estou gostando muito do curso e quero continuar na área”, conta o universitário.

Vindo estudar na Unimep por meio de um convênio internacional, Levi Simão, também do 7º semestre, afirma que tanto a instituição quanto o curso foram ótimas escolhas. “Decidi por esta graduação por causa da infraestrutura e por tudo o que tem de positivo, inclusive o mercado de trabalho favorável. Gosto muito do curso, pois atingiu todas as minhas expectativas”, diz o aluno. 

CARREIRA 

Segundo a ex-aluna, Mirela Cazzolato (foto ao lado), formada em 2011, na área de ciência da computação as oportunidades de empregos estão cada vez maiores, inclusive o campo de pesquisas que oferece um amplo leque de opções dentro da computação. Há carência de profissionais qualificados. 

Mirela cursa o segundo semestre de mestrado na área de ciência da computação, na Universidade Federal de São Carlos e afirma que a Unimep foi muito importante para chegar onde está. 

“Além de a base necessária esperada de um curso de graduação, tive a oportunidade de realizar três projetos de iniciação científica, recebi premiações, tive contato com excelentes professores e isso possibilitou que passasse no mestrado em três universidades públicas”, diz a estudante que, deseja seguir a carreira acadêmica.


Texto:
Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes/divulgação
Edição de texto/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 19/09/2012

registrado em: