Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ciência sem Fronteiras e Bragecrim levam unimepianos à Europa e EUA

Ciência sem Fronteiras e Bragecrim levam unimepianos à Europa e EUA

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/08/2013 11h04, última modificação 26/04/2016 15h50

Idioma, alimentação, clima. Tudo é diferente quando o assunto é intercâmbio. Dos mais de 30 estudantes da Unimep que, nesse ano, participaram ou participam de distintos programas de intercâmbio, seis estudantes vivenciam novas experiências na Inglaterra, Estados Unidos, Portugal e Alemanha por meio do programa Ciência sem Fronteiras, promovido pelo Governo Federal em conjunto com universidades, e também por meio do projeto Bragecrim – iniciativa Brasil-Alemanha para pesquisa colaborativa em tecnologia e manufatura – desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM). Os intercambistas são alunos da Faculdade de Comunicação (Facom) e da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau).

Ciência sem Fronteiras – Por intermédio do programa Ciência sem Fronteiras, nas terras do Big Ben, em Londres, Lucas Basílio Vidigal (foto à esq.), 21, do 8° semestre de publicidade e propaganda, se dedica aos novos desafios na University of East London, desde setembro do ano passado. Na Inglaterra, o universitário, que é goiano, desenvolve projetos de sua área, participa de concursos de criatividade e, atualmente, busca por uma vaga de estágio em agências londrinas. Em uma de suas experiências, Vidigal foi bastante elogiado por docentes daquela universidade. Eles compunham a banca julgadora que avaliou o projeto “Practice in Advertising” (Prática em Publicidade e Propaganda) produzido pela equipe do unimepiano com o objetivo de trabalhar a reposição da loja britânica BHS. “Na hora da apresentação, deu aquele frio na barriga, porém ocorreu tudo bem. Foi uma realização pelo fato de eu ter sido o que mais falou e, quando questionado pela banca, defendi a ideia com unhas e dentes e, o mais legal, em uma língua (inglês) que há três anos não sabia quase nada”, conta ele. Vidigal volta ao Brasil em setembro deste ano.

A estudante de publicidade e propaganda, que cursa o 5° semestre e também participa de intercâmbio por meio do programa Ciência sem Fronteiras, é a rio-clarense Núbia Cristina Ronchisel (foto abaixo), 20. Desde janeiro, a aluna está hospedada na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, onde será aluna na University of Minnesota até janeiro de 2014. “Com o intercâmbio, tive contato com alunos e professores de várias nacionalidades, o que me proporcionou uma troca de conhecimento fundamental para que tenha uma visão mais ampla e concreta da área de publicidade e marketing, bem como suas tendências globais”, afirma Ronchisel. Atualmente, ela é estagiária de marketing em uma empresa da Flórida. Além dos dois estudantes, a aluna Bárbara Carolina Veiga de Carvalho, 20, também do 8º semestre de publicidade e propaganda, participam de intercâmbio em Portugal.

Bragecrim – Já o unimepiano Petterson Leyver de Souza, 22, do 8° semestre de engenharia de produção, participa do projeto Bragecrim (iniciativa Brasil-Alemanha para pesquisa colaborativa em tecnologia de manufatura), na TUD - Technische Universität Darmstadt (Universidade Técnica de Darmstadt), na Alemanha. Desde fevereiro, ele é aluno de três disciplinas na TUD, frequenta aulas de alemão e pratica corrida e natação. “Também frequento algumas aulas de forró, por aqui. O engraçado é que o professor e a maioria dos alunos são alemães”, conta Souza. Para ele, o intercâmbio significa uma oportunidade para ampliar a formação, o crescimento pessoal e o conhecimento de uma nova cultura. Ele volta ao Brasil em fevereiro de 2014. Ainda por meio do programa Bragecrim, outros três universitários participam de intercâmbios na Alemanha. São eles: Felipe Alves de Oliveira Perroni, 22, e Marcelo Octávio Tamborlin, 22, alunos do 9° semestre do curso de engenharia mecânica, além do estudante Gustavo Leme Miranda, 23, do 9° semestre do curso de engenharia de produção.

Texto: Larissa Molina
Edição de texto: