Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cinco cursos da Unimep recebem 4 estrelas e três graduações conquistam 3 estrelas no Guia da Faculdade 2023

por Angela Rodrigues publicado 25/04/2023 05h00, última modificação 25/10/2023 17h36

Oito cursos de graduação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) conquistaram 29 estrelas no Guia da Faculdade 2023, análise realizada e divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a startup Quero Educação. Os resultados da avaliação desse ano foram divulgados na última segunda-feira, 23.

Na Unimep, 5 cursos receberam o conceito 4 estrelas (que corresponde à classificação muito bom) enquanto 3 cursos foram avaliados com o conceito 3 estrelas (que corresponde à classificação bom).

CURSOS ESTRELADOS - Conquistaram 4 estrelas os cursos de Administração; Educação Física, Fisioterapia; Nutrição e Psicologia, oferecidos em Piracicaba.

Já avaliados com 3 estrelas estão os cursos de Direito, oferecidos em Lins e Piracicaba, e o curso de Odontologia, em Lins.

O curso de medicina veterinária da Unimep também participou da avaliação, mas não recebeu nota pelo fato de ainda não ter turma de alunos formados, uma das exigências da análise (leia abaixo). A graduação Medicina Veterinária passou a ser oferecida na universidade em 2019 e tem duração de cinco anos.

ENTENDA A PESQUISA – Participam da pesquisa Guia da Faculdade todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação, dentre universidades, centros universitários, faculdades e institutos convidados. Em 2023, foram avaliados mais de 18 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Após o cadastro para participar da Avaliação, o coordenador de cada graduação inscrita recebe um questionário no qual pode apresentar informações sobre três aspectos das graduações: Projeto Pedagógico, Corpo Docente e Infraestrutura.

Posteriormente, entram em cena os avaliadores: coordenadores e docentes do ensino superior cadastrados para atuarem como avaliadores do Guia, de forma voluntária (sem remuneração). Nesse ano, foram mais de 10 mil docentes cadastrados.

Cada curso é avaliado por 6 docentes, que atribuem notas de 1 a 5 para os aspectos mencionados acima. Ao final do processo, os cursos recebem avaliações conforme os conceitos 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom); 3 estrelas (bom), não estrelados e sem nota.

PARCERIA –Guia da Faculdade nasceu de uma parceria realizada no final de 2018, entre o Estadão e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP).

Para ter acesso aos resultados e à pesquisa completa do Guia da Faculdade 2023, acesse: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/

Texto: Angela Rodrigues (Assessoria de Comunicação Unimep)
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 25.10.2023