Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cineasta May Taherzadeh, diretora do premiado Mercy’s Blessing, participa de debate no Teatro Unimep

por Angela Rodrigues publicado 23/04/2018 05h00, última modificação 23/04/2018 15h33
A cineasta inglesa May Taherzadeh participa no Teatro Unimep de debate sobre o curta-metragem “Mercy’s Blessing” (Uma Escolha), dirigido por ela e premiado em festivais de cinema, em países como Alemanha, Canadá, França, Índia e Estados Unidos.

A cineasta inglesa May Taherzadeh (foto à esquerda) participa nessa próxima sexta-feira, 20, no Teatro Unimep, campus Taquaral, de debate sobre o curta-metragem “Mercy’s Blessing” (Uma Escolha), dirigido por ela e premiado em 12 festivais de cinema, em países como Alemanha, Canadá, França, Índia e Estados Unidos.

A iniciativa, que tem entrada gratuita e é aberta ao público, terá a exibição do filme a partir das 19h30, seguido do debate. O evento é promovido pelas Faculdades de Ciências Humanas e de Comunicação e Informática da Unimep, que congregam cursos das áreas de pedagogia, licenciaturas, psicologia e comunicação.

A exibição do filme inicia o debate de temas como evasão escolar, direitos humanos, justiça social, cidadania e igualdade de gênero. “Mercy’s Blessing” retrata a educação de crianças no Malawi (África) e traz à luz o debate sobre o protagonismo juvenil e as escolhas possíveis no combate ao abandono escolar. Recomendado pela Unicef, tem sido utilizado também como suporte para refletir sobre a técnica do “storytelling” - que utiliza a contação de histórias para despertar identificação e realçar os valores de uma instituição

A cineasta inglesa May Taherzadeh estará no Brasil de 15 a 25 de abril para uma missão especial: participar de uma série de eventos para discutir o dilema da evasão escolar nos ensinos médio e técnico. Ela vem ao país a convite do Congresso ClassUP- Escolas Exponenciais, onde falará a gestores escolares sobre o poder do storytelling. Informações sobre esse evento podem ser obtidas aqui: http://classup.escolasexponenciais.com.br/

A visita da cineasta pelo Brasil dá continuidade a um trabalho iniciado no ano passado, quando o filme foi exibido para alunos de nove unidades do Centro Paula Souza, no Estado de São Paulo, com o objetivo de levar a discussão para a sala de aula e conscientizar sobre o problema do abandono escolar. “Eu acredito que a narração de histórias, em suas diversas formas (como filme, música, drama) pode ser mais do que apenas entretenimento. Ela pode nos inspirar, aumentar nossa consciência, desafiar nossos pressupostos e concentrar nossas energias”, destaca May Taherzadeh.

No Brasil, a cineasta também visitará unidades e institutos escolares de Brasília e de São Paulo. Na capital paulista, o filme será exibido no 22 de abril, às 20h, no Instituto Alana (rua Fradique Coutinho, 50, 11º andar, Pinheiros – São Paulo).

Educação como privilégio – Para Vahid Sherafat, CEO e cofundador da ClassApp, empresa parceira na veiculação do filme no Brasil, a relevância do curta está no estímulo à reflexão sobre o privilégio dos jovens brasileiros contarem com uma educação pública gratuita em ampla proporção - realidade muito diferente do Malawi, onde a educação é paga e menos de 5% das meninas terminam o ensino médio, segundo dados da instituição internacional KidsRights. “O filme nos desperta um olhar que raramente temos sobre o privilégio que é ter educação pública na escala de um país como o Brasil, onde ainda vemos alunos abandonarem seus estudos por não darem valor a uma educação gratuita. O filme também estimula a reflexão sobre as nossas escolhas e o poder que elas têm. E é inovador no sentido de apontar que sempre há esperança e alternativa, mesmo em meio às limitações”, destaca.

No Brasil, a evasão escolar registrada no ensino médio é de aproximadamente 11%, segundo dados do Censo Escolar. De acordo com o levantamento, 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do ensino médio, respectivamente, abandonaram a escola entre os anos de 2014 e 2015. O 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, de 7,7%, seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,8%.

Texto e imagens: Class Up
Última atualização: 18/04/2018