Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Clínica de Fisioterapia completa 42 anos de atendimentos gratuitos à comunidade

Clínica de Fisioterapia completa 42 anos de atendimentos gratuitos à comunidade

por Angela Rodrigues publicado 06/12/2021 05h00, última modificação 06/12/2021 18h28

Atendimentos nas áreas de ortopedia, cardiologia, neurologia adulto e infantil e dermatofuncional. Essas são as principais atividades realizadas na Clínica de Fisioterapia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) desde o ano de 1979, quando a clínica foi inaugurada para a realização de atendimentos à população de Piracicaba. Mas, dois anos antes, em 1977, conforme conta o coordenador do curso de fisioterapia da Unimep, o professor Sérgio Borin, iniciaram no local as atividades de estágio da 1ª turma de fisioterapia da universidade.

Localizada na região central de Piracicaba, a Clínica de Fisioterapia da Unimep é um espaço de prática acadêmica especial para os alunos da graduação. Nesse local, são promovidos atendimento ambulatorial e atividades de aprendizado, capacitação e experiência prática para a profissão. Além disso, também ocorrem no espaço distintos projetos de pesquisa e de extensão, como a realização de palestras, semanas de prevenção ao diabetes e doenças cardíacas, dentre outras.

Todos os atendimentos são desenvolvidos pelos estudantes do curso de fisioterapia e contam com a supervisão dos docentes da graduação. Atualmente, 48 alunos no 10º semestre do curso de fisioterapia realizam atendimento fisioterapêutico. “Basicamente, eles realizam sessões de fisioterapia que englobam técnicas de terapia manual, cinesioterapia, eletrotermofototerapia. Também oferecem orientações terapêuticas para serem aplicadas em casa”, acrescenta o professor Sérgio Borin. 

O coordenador conta que os estágios supervisionados ocorrem nos 9º e 10º semestres do curso. “Contudo, a partir do 6º ano, o aluno já tem contato com atendimentos, fazendo estágio de observação, acompanhando o trabalho do aluno do último ano de curso. Essa prática é importante para que o aluno já vá se acostumando com rotinas de tratamento, e consegue aliar a teoria que está recebendo nas disciplinas específicas, com a prática do atendimento”, afirma.

APRENDIZADO – Um dos alunos que atualmente desenvolve estágio na Clínica de Fisioterapia da Unimep é Victor Zanin Valentino, 26 anos. Ele cursa o 10º semestre do curso de fisioterapia e iniciou o estágio voluntário na Clínica em março de 2020, quando cursava o 7º semestre.

Ele conta que a primeira pesquisa de iniciação científica foi como bolsista CNPQ (PIBIC) na etapa de 2020/2021 e atualmente, atua como voluntário Unimep na 1ª parte dos projetos 2021/2022.

Sobre as atividades desenvolvidas na Clínica, o aluno conta que “está cumprindo o período de estágios regulares, passando por todas as etapas e por todas as áreas que compõem o currículo acadêmico. Também realizo estágio voluntário desde o 4º ano da graduação no Setor de Ortopedia da clínica, com o qual me identifico muito desde o início do curso. É neste setor que realizo coletas de dados e intervenções para pesquisas de iniciação científica, orientadas pelas professoras doutoras Charlini Hartz e Daniela Bertelli, ambas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Por fim, também desenvolvo outra pesquisa sobre Reabilitação pós-Covid-19, no Setor de Geriatria (no Lar dos Velhinhos de Piracicaba), também sob supervisão da professora Charlini Hartz”, conta o universitário.

Ao longo desse período, Victor diz que teve contato direto tanto com a pesquisa quanto com a prática clínica do dia-a-dia da fisioterapia: “com estudos de diversas patologias na teoria e podendo aplicar os conhecimentos da graduação, planejando a avaliação, o tratamento e a evolução dos pacientes, o que considero um diferencial oferecido pela Unimep”, detalha.

Para o universitário, essa vivência na clínica coloca os estudantes em contato com muitos casos comuns e alguns complexos, que demandam ainda mais aprofundamento e dedicação.

“Um caso muito marcante para mim foi o de uma paciente que se emocionou e até chorou durante a sessão por estar conseguindo realizar determinados movimentos que antes, sem a fisioterapia, não eram possíveis. Foi marcante porque me mostrou a importância de todos esses anos de dedicação e de aprendizado durante a graduação e como nós podemos fazer a diferença na vida dos pacientes. É gratificante observar essa evolução constante em cada um”, conta ele.

ATENDIMENTOS – Apenas em 2020, aproximadamente 1.500 atendimentos foram realizados na Clínica de Fisioterapia da Unimep. Mesmo nos períodos em que o isolamento social exigiu novas práticas e protocolos para evitar a transmissão da Covid-19, os atendimentos no local continuaram, em conformidade com todos os protocolos e práticas de saúde. 

“Fizemos algumas adaptações com o atendimento de, no máximo 40 minutos, e os outros 20 minutos (considerando que os atendimentos antes tinham a duração de 1 hora) utilizamos para higienizar o local de atendimento. Foram suspensos atendimentos em grupo, e aqueles pacientes que por alguma comorbidade são impedidos de estarem presentes na fisioterapia, realizamos teleatendimento, com orientações gerais e demonstração de exercícios que devem ser realizados semanalmente, ou pelo próprio paciente, ou com auxilio de algum familiar. Essa atividade é realizada pelo aluno, supervisionado diretamente pelo docente”, detalha o coordenador da graduação.

Sobre os atendimentos oferecidos à comunidade na Clínica, o prof. Sérgio Borin conta que na 1ª etapa de atendimento, o paciente passa pelo processo de avaliação Cinético-funcional.

“Em seguida, embasado nas respostas obtidas nessa avaliação, é elaborado o programa de tratamento que pode ser modificado com novas avaliações ao longo de sua realização. Portanto, o tempo de terapia ou mesmo a alta do paciente depende muito da gravidade da doença que acomete o paciente, bem como as sequelas que apresenta, a serem identificadas nas avaliações. Temos pacientes neurológicos que estão há anos conosco e temos pacientes que necessitam de algumas semanas de tratamento e já obtêm alta”, afirma ele.

Os atendimentos  realizados na Clínica de Fisioterapia são totalmente gratuitos e não têm limite de idade.

Para participar, o paciente precisa agendar um horário na Clínica para realizar a avaliação. Além da avaliação, também é preciso preencher uma ficha socioeconômica, pois a preferência é para atendimentos às pessoas que não têm condições de custear o tratamento fisioterapêutico.

“Considero essa conduta como a principal contribuição para a sociedade piracicabana: a de poder oferecer tratamento de qualidade, sem custo, às pessoas sem condições financeiras. Temos crianças neurológicas com doenças muito raras e que precisam de fisioterapia. Sem o tratamento que realizamos nelas, com certeza a qualidade de vida do paciente e de sua família seria menor”, afirma o coordenador. 

Mais informações sobre os atendimentos realizados na Clínica de Fisioterapia podem ser obtidos nos contatos: (19) 3422-1710  ou 3432-7635, ou consultadas nesse link: http://unimep.edu.br/fisioterapia/clinica-de-fisioterapia

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 26.10.2021

 

registrado em: