Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com centro acadêmico reativado, alunos de engenharia de produção planejam eventos e visitas

por Angela Rodrigues publicado 23/08/2018 02h00, última modificação 23/08/2018 10h48

Ao longo desse semestre, além de aulas e atividades acadêmicas regulares oferecidas por meio das disciplinas, os universitários de engenharia de produção também poderão acompanhar e participar de eventos distintos como a 1ª Semana de Engenharia de Produção, o 3° Encontro Paulista de Engenharia de Produção (Epep) e distintas visitas técnicas, dentre outras ações. As iniciativas estão dentre as ações em planejamento pela equipe de alunos que atualmente compõe o Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (Cafep) da Unimep, após a reativação da agremiação, em setembro de 2017.

Conforme conta o atual presidente do centro acadêmico, Valter Luis Clemente da Costa, 24, aluno do 8º semestre de engenharia de produção, a principal meta da equipe é incentivar e fortalecer a aproximação dos estudantes. “Hoje, queremos que os alunos possam fortalecer ainda mais o espírito de companheirismo, não só entre os estudantes dessa graduação, e sim de todo o campus. Nossa prioridade é fortalecer ainda mais o curso, fazer com que nossos alunos vivenciem diversas situações e absorvam todo o conhecimento que possamos trazer”, afirma o estudante.

Costa foi um dos universitários que movimentou os colegas para a retomada do CA. “Vendo a necessidade de a representação discente, senti que precisávamos tomar protagonismo de um espaço que é nosso. Então comecei a reunir o pessoal interessado para reativarmos o CA” conta. Além dele, atualmente, também compõem a equipe à frente do Centro Acadêmico os alunos: Eduardo Cerigato (vice-presidente), Pedro Sampaio (tesoureiro), Eliane Soares (vice-tesoureiro), Pamela Veridiano (secretária), Tiago Simioni (vice-secretário) e Gabriela Barbosa (diretora de extensão universitária).

Para esse semestre, a equipe prepara novidades. “Iremos realizar a 1° Semana de Engenharia de Produção, estamos em contato com empresas para visitas técnicas, em parceria com o Núcleo Paulista dos Estudantes de Engenharia de Produção, no qual possuímos um representante institucional. Além disso, também planejamos levar os alunos para o 3° Encontro Paulista de Engenharia de Produção, dentre outros projetos”, conta Valter. A divulgação sobre as ações do Cafep ocorre por meio de canais de comunicação disponíveis em aplicativos, nas mídias sociais e nos murais espalhados no campus.

MOTIVAÇÃO – Valter Luis, conta que as atividades desenvolvidas com a agremiação, paralelamente às aulas e demandas do curso, têm sido motivadoras. “O CAFEP vem me mostrando que podemos transformar a nossa vida, é um trabalho que exige responsabilidade e todos os membros vêm se desenvolvendo enquanto profissionais. Podemos criar muitas coisas, colocar muitas teorias na prática, como liderar, gerir pessoas, poder ser interlocutor, dentre tantas outras ações. É um ambiente que inspira e nos motiva a inovação, e nos instiga para questões sobre como podemos fazer a diferença na vida dos alunos e em nossa. Acho que essa é a principal fonte de motivação para criarmos e inovarmos diariamente na reconstrução do CA. Isso nos ajuda como profissionais”, afirma ele.

A experiência com esse trabalho também é positiva para Henrique da Silva Sampaio, 21, aluno do 8º semestre de engenharia de produção e tesoureiro do centro acadêmico. “Colaborar para a realização de iniciativas voltadas aos alunos do curso, bem como realizar trabalhos ligados à administração geral do CAFEP tem possibilitado muitos outros aprendizados, que complementam o conhecimento acadêmico. É um aprendizado bastante dinâmico sobre a gestão administrativa, fato que também colabora para a formação profissional”, aponta o estudante.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo pessoal Valter Luis Clemente da Costa