Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com espetáculo teatral, alunos celebram centenário da Revista Orpheu

Com espetáculo teatral, alunos celebram centenário da Revista Orpheu

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 12/08/2015 08h53, última modificação 26/04/2016 15h52

Para celebrar os 100 anos da Revista Orpheu, que introduziu os movimentos de vanguarda em Portugal e foi responsável pela guinada da poesia portuguesa, a coordenação do curso de letras-português da Unimep traz ao campus Taquaral o espetáculo teatral “Partir”, com ator e diretor piracicabano Romualdo Sarcedo. O evento ocorre às 19h30 do dia 18 de agosto (terça-feira), no Auditório Verde do campus Taquaral e marca o início das atividades acadêmicas do segundo semestre da graduação. A entrada é gratuita e aberta também à comunidade externa.

Lançado em 2014, o  espetáculo Partir é um solo teatral composto e interpretado por Romualdo Sarcedo. Nele, o ator apresenta poemas de Fernando Pessoa (1888-1935), Ricardo Reis e Álvaro de Campos (heterônimos de Pessoa), inseridos numa situação em que um homem reflete sua existência momentos antes de partir para uma viagem muitas vezes adiada.

O ponto em comum do monólogo com a Revista Orpheu ocorre por meio do escritor português Fernando Pessoa, autor também dos poemas publicados na revista trimestral de literatura de Lisboa. A revista teve apenas dois números publicados, correspondentes aos primeiros dois trimestres de 1915. O terceiro número foi cancelado devido a dificuldades de financiamento.

Josiane Maria de Souza, docente e coordenadora do curso de letras-português da Unimep, possui a edição clonada das três edições, publicadas em junho de 2015 em Portugal, e fará a exposição do material no evento, no Auditório Verde.

“Havia um poeta brasileiro, Ronald de Carvalho, que deveria ser a ponte para a divulgação no Brasil, mas como a revista teve uma curta existência e com a publicação de poucos exemplares, ela não chegou a circular no país”, afirma a coordenadora.

ANOTE – Espetáculo teatral Partir, com o ator Romualdo Sarcedo. Dia 18 de agosto, às 19h30, no Auditório Verde do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). A entrada é gratuita.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris