Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ciência aliada à vida é prática na Unimep: setor oferece novos horários de musculação à comunidade

Ciência aliada à vida é prática na Unimep: setor oferece novos horários de musculação à comunidade

por ceperina — publicado 11/05/2016 08h00, última modificação 25/05/2016 15h35

Há três anos, a dona de casa Maria Cristina de Lima Pavinatto, 50, moradora do Eldorado 2, próximo ao campus Taquaral da Unimep, sofreu com problemas como depressão e Síndrome do Pânico e apresentou quadro de sobrepeso. Hoje, além de ter novos amigos, dentre os quais alunos e docentes da universidade, ela também conseguiu, ao longo desse período, eliminar 32 quilos. Os desafios para a saúde física e mental de Maria Cristina foram superados também com a frequência dela às atividades oferecidas no Centro de Qualidade de Vida (CQV), e as quais ela não deixou de acompanhar, desde quando o setor foi criado na universidade. Vinculado ao curso de educação física da Unimep, o Centro de Qualidade de Vida oferece atividades físicas e esportivas à comunidade. Desde o último dia 16, abriu novos horários para as aulas de musculação e para o atendimento na secretaria.

No Centro de Qualidade de Vida, os alunos, docentes e funcionários da Unimep e pessoas da comunidade podem frequentar aulas de musculação, natação, ginástica/alongamento e hidroginástica. As iniciativas ocorrem no bloco 11 do campus Taquaral. O valor mensal para a prática de atividades na piscina é de R$ 29,10 enquanto para a musculação e ginástica/alongamento, o valor mensal é R$ 19,80.

Para se inscrever, é preciso apresentar cópia e original de atestado médico e dos documentos CPF, RG, comprovante de residência e foto 3x4. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. O CQV funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30 no bloco 11 do campus Taquaral e o telefone é (19) 3124-1581.

PRÁTICA E TEORIA

“Comecei a praticar ginástica e hoje faço natação, hidroginástica e musculação as terças e quintas-feiras. Vou com a minha filha, que faz natação e musculação. Para mim, é como uma terapia. Considero o CQV a minha segunda casa, conheci alunos que já concluíram o curso, mas ainda mantemos contato. A amizade e a troca de experiências me ajudaram bastante. A gente se torna amiga dos professores e alunos, que são sempre muito atenciosos. Além disso, as atividades me ajudaram a emagrecer com saúde. Até que a Unimep continue de pé, pretendo frequentar as aulas. Brinco com as colegas que estão há mais tempo, como eu, que vamos nos tornar patrimônio da universidade”, afirma Maria Cristina, que faz a pé o percurso da sua casa até o campus em cerca de 15 minutos.

Criado nos anos 2000, o CQV é coordenado pelo professor do curso de educação física Washington Luiz Spolidori desde 2009. No setor, todos os alunos inscritos são acompanhados por estudantes da graduação, por meio da disciplina estágio, e atuam sob a supervisão dos docentes Fernanda Costa, Cassiano Inforsato, Pâmela Gonelli, Osvaldo Terezani e Clauberto Costa, coordenador do curso. Spolidori destaca que o setor também conta com uma professora especialmente contratada para atuar na sala de musculação, Leila Monique. “São vários os benefícios que o CQV possibilita à comunidade. Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos técnicos e aprendem a lidar com os desafios que terão de enfrentar no mercado de trabalho, como o de orientar e atender pessoas de todas as idades e que às vezes sofrem com outros problemas. Já para a comunidade em geral, podemos falar que o atendimento é praticamente personalizado. As turmas são pequenas e com isso o acompanhamento é constante e individualizado. Além disso, o espaço é muito bem equipado, com aparelhos de qualidade”, destaca o docente.

As atividades ocorrem nos seguintes espaços: as aulas de natação e hidroginástica são realizadas em piscina aquecida. As aulas de musculação ocorrem na sala de musculação, que conta com equipamentos como banco supino; barra guiada; cross over; pulley máquina; cadeira flexora; cadeira extensora; leg press 45 e leg press horizontal; hack; abdutora; banco scott; abdômen máquina; esteiras (quatro); bicicletas ergométricas (duas) e elíptico, dentre outros. Já as aulas de ginástica e alongamento são praticadas nas salas de expressão corporal e ginástica artística.

Aproximadamente, 160 pessoas frequentam atualmente as atividades. Segundo Valéria Gomes, assistente da coordenação do curso de educação física e secretária do setor, o CQV torna a Unimep a única universidade particular de Piracicaba e região a oferecer esse serviço à comunidade. “Além de melhorar a saúde, um dos benefícios que destaco é o comprometimento dos docentes no desenvolvimento do trabalho e a seriedade com que eles acompanham os alunos”, destaca Valéria.

No CQV, cada aluno da graduação acompanha um inscrito e o trabalho é personalizado. Dulcinéia da Costa Trindade dos Santos, aluna do 7º semestre do curso de educação física e que atua como instrutora no CQV por meio da disciplina de estágio, conta que nessa disciplina o professor propõe que cada aluno elabore o treino de acordo com o perfil do participante. “Há pessoas hipertensas, diabéticas, as que sofrem do Mal de Parkinson e pessoas de todas as idades que precisam de treinos personalizados. Para a formação, aprender a trabalhar com pessoas desses grupos especiais é fundamental, porque se aprende a lidar com todos os tipos de situação. Após a graduação, são vários os caminhos possíveis de atuação e saber lidar com as diferentes situações auxilia muito”, conta ela. Mas não é apenas a saúde física que está em foco no setor. Dulcinéia cita que as aulas também incluem animação, amizade e diversão.

A funcionária da higienização do campus Taquaral, Luciana Leonor Leme Moreira, e aluna há cinco anos diz que frequentar o CQV foi a melhor coisa que fez pela sua saúde. “Além de melhorar as dores nos braços e lombar que sentia, as atividades melhoraram a disposição em geral. A sala de musculação é ótima, bem equipada e cada pessoa conta com um aluno acompanhando. A gente não faz nada sozinho. Além disso, o pessoal participa de confraternizações. São atividades que fazem bem não apenas ao corpo, mas também à mente”, afirma Luciana.

MODALIDADE E HORÁRIOS

As atividades oferecidas no Centro de Qualidade de Vida e os respectivos dias e horários são:

Musculação: quartas e sextas-feiras: das 8h às 9h; 17h às 18h, 18h às 19h e das 19h às 20h. Já nas terças e quintas-feiras, os horários disponíveis são: das 11h15 às 12h15; das 12h15 às 13h15 e das 19h45 às 20h30.

Ginástica e alongamento: terças e quintas-feiras, das 10h às 11h.

Hidroginástica: terças e quintas-feiras, das 11h15 às 12h, das 15h30 às 16h30 e 16h30 às 17h30. Também há aulas nas segundas e quartas-feiras, das 19h45 às 20h30.

Natação: as aulas de natação infantil, para crianças de 8 a 14 anos, ocorrem terças e quintas-feiras, das 13h30 às 14h30. Já para os adultos, as aulas são terças e quintas, das 14h30 às 15h30.

Outras informações sobre as atividades ou inscrições para o CQV podem ser obtidas no fone 3124-1581.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Stefanie Araujo
Edição e coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 23/05/2016