Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com o tema Memórias e Direitos Humanos no Brasil, Jornadas Historiográficas têm início no campus Taquaral

por Angela Rodrigues publicado 27/05/2019 05h00, última modificação 04/05/2020 17h18

Tem início nessa terça-feira, dia 21, as Jornadas Historiográficas do curso de história da Unimep. Nessa edição, a iniciativa tem como título “Memórias e Direitos Humanos no Brasil”, e conta com programação composta por três palestras gratuitas sobre temas distintos, a serem apresentadas por docentes convidados.

A iniciativa tem entrada gratuita e prossegue nos dias 22 e 23. É direcionada aos alunos e docentes da graduação e aberta também a estudantes em geral, profissionais da área e demais interessados da comunidade externa.

As atividades ocorrem a partir das 19h30, no Anfiteatro do bloco 7, campus Taquaral. Não é preciso realizar inscrição prévia para participar do evento.

Conforme destaca a coordenadora do curso de história da Unimep, a professora Virginia Camilotti, “as ‘Jornadas Historiográficas: Memórias e Direitos Humanos’ objetivam propiciar um espaço acadêmico de reflexão e debates acerca de um conjunto de práticas e políticas adotadas no Brasil, que tem aviltado patrimônios coletivos, seja ambiental, seja relativo à cidadania”.

Programação – A abertura das Jornadas Historiográficas ocorre na terça-feira, dia 21, com a palestra “Um olhar integral sobre o mundo rural brasileiro”, a ser ministrada pelo Dr. Abelardo Gonçalves Pinto, membro da Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer).

No dia 22 (quarta-feira), a palestra a ser realizada terá como tema “Sob a iminência da catástrofe: clivagens, tensões e alternâncias entre riscos ambientais e desigualdades sociais”. O palestrante será o prof. Roberto Donato da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Já no último dia do evento, 23 (quinta-feira), o professor de filosofia política da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Edson Luís de Almeida Teles, apresenta a palestra “Estratégias autoritárias na Democracia Pós-ditadura”.

As Jornadas Historiográficas serão válidas como atividades complementares para os alunos. Ao longo dos encontros, os estudantes e demais participantes poderão assinar a lista de presença. Posteriormente, será enviado o certificado de participação.

ANOTE – “Jornadas historiográficas: Memórias e Direitos Humanos no Brasil”. Dias 21, 22 e 23 de maio, a partir das 19h30, no Anfiteatro do bloco 7, campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km, 156, Piracicaba). Informações: (19) 3124-1501.

Texto: Assessoria de Comunicação e Marketing Unimep
Fotos: acervo do curso de história da Unimep
Última atualização: 20/05/2019

registrado em: ,