Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com painel inédito, equipe da biblioteca convida comunidade a compartilhar dicas de leitura

Com painel inédito, equipe da biblioteca convida comunidade a compartilhar dicas de leitura

por Angela Rodrigues publicado 05/06/2019 08h00, última modificação 05/06/2019 18h19

A equipe da biblioteca do campus Taquaral da Unimep disponibilizou à comunidade do campus Taquaral, desde o início desse maio, o painel de leituras para visitantes compartilharem indicações de livros. A ação é inédita e complementa o movimento “Compartilhar gera Conhecimento e Interação”, que permeia as atividades da biblioteca nesse ano.

O painel de leituras está localizado na entrada da biblioteca do campus Taquaral e todas as pessoas e visitantes do espaço podem participar sugerindo título e autor nos adesivos fixados no suporte, por meio das canetas coloridas disponíveis no local. O objetivo da iniciativa é incentivar a interação entre os usuários e a equipe da própria biblioteca.

A coordenadora do sistema de bibliotecas da Unimep, Juliete Susann, conta que é comum as pessoas guardarem para si as leituras marcantes na vida. Já por meio da mediação da biblioteca, esses livros tornam-se visíveis no painel.

“Acreditamos que só adquirimos conhecimento por meio da apropriação da informação através da leitura. A intenção é deixar que nossos usuários mostrem um pouquinho do seu gosto para a  nossa equipe e para os demais visitantes. Afinal, vivemos numa sociedade diversificada e mostrar isso agrega muito valor”, afirma ela

EXPERIÊNCIA – Funcionários, professores e alunos já participaram da atividade, que ainda recebe colaborações. A estudante de cinema e audiovisual, Sara Penedo, foi uma das participantes e indicou o livro "A Arte de Correr na Chuva", de Garth Stein. A universitária destaca que a escolha foi desafiadora dentre tantos livros possíveis. A obra selecionada por ela é protagonizada pelo cão Enzo em sua trajetória junto ao dono Danny, piloto de corrida. O título é uma homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna (1960-1994), que se destacava principalmente em competições na chuva.

“O livro que você indica diz muito sobre você. Dá para a gente conversar e aprender só com as folhinhas! Dessa forma, nos sentimos próximos da biblioteca, um lugar aconchegante e receptivo dentro da faculdade, e, ainda mais próximos de pessoas que não conhecemos. Acho legal conhecer indicações novas, letras de pessoas que você nunca viu e a boa vontade em indicar algo para ajudar ou entreter alguém. Achei fantástica essa rede de apoio literária!”, afirma a estudante Sara.

 

Texto e fotos: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues
Última atualização: 31/05/2019