Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com palestra e exposição, curso de letras-português celebra dez anos

Com palestra e exposição, curso de letras-português celebra dez anos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 08/08/2013 13h50, última modificação 26/04/2016 15h50

Nesse ano, o curso de letras-licenciatura em português da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) comemora dez anos. Para celebrar, a coordenação da graduação promove no próximo dia 9, a palestra “O Ensino de Língua Portuguesa”, que será ministrada pelo linguista José Luiz Fiorin, docente da USP (Universidade de São Paulo). O encontro é gratuito e ocorre a partir das 19h30, no Auditório Verde, localizado no bloco 2 do campus Taquaral. Na mesma data e local, pôsteres com artigos científicos que foram produzidos por alunos do 5º semestre do curso estarão em exposição. O material foi desenvolvido para a disciplina prática e produção de textos acadêmicos 2 e permanecem expostos também na Galeria Unimep no período de 12 a 19 de agosto. As iniciativas são gratuitas e abertas à comunidade. Os participantes da palestra recebem certificado de participação.

Reflexão – A palestra tem como objetivo discutir o ensino de língua portuguesa e a formação do professor, reflexão que, segundo a coordenadora do curso de letras - licenciatura em português da Unimep, professora Josiane Maria de Souza (foto), atualmente é de extrema importância. A docente acrescenta dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), realizado em 2012, pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, que aponta que apenas um em cada quatro brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura e escrita. “Somente uma sólida formação de professores poderá dar uma guinada positiva na educação brasileira e nosso curso sempre buscou qualificar a formação do professor, dando especial atenção, na matriz curricular, às disciplinas de leitura e produção de texto”, destaca Josiane. 

Ao término da palestra também serão sorteados 50 livros aos participantes, dentre eles: “Linguística? O que é isso?”, do próprio palestrante Fiorin; “Saussure: a Invenção da Linguística”, também organizado por Fiorin, Valdir do Nascimento Flores e Leci Borges Barbisan; os cinco volumes de “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust; além de obras da literatura brasileira e histórias em quadrinhos. 

Palestrante – José Luiz Fiorin é graduado em letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis, mestre e doutor em linguística pela USP, onde atualmente leciona em cursos de graduação e de pós-graduação em letras português. Com experiência em linguística, com ênfase em teoria e análise linguística, o docente atua com temas que envolvem, principalmente, a enunciação. 

ANOTE – Palestra “O Ensino de Língua Portuguesa” e exposição de pôsteres com artigos científicos desenvolvidos para a disciplina prática e produção de textos acadêmicos 2 do curso de letras-português. Dia 9, a partir das 19h30, no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral da Unimep. Entrada gratuita e aberta à comunidade. Mais informações pelo telefone (19) 3124-1687 ou pelo e-mail jomsouza@unimep.br


Texto: Larissa Molina
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 08/08/2013

registrado em: