Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com pesquisa que une educação física e quadrinhos, docente participa de conferência internacional

por Angela Rodrigues publicado 21/10/2019 05h00, última modificação 21/10/2019 10h31

A docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep (PPG-CMH), Cinthia Lopes da Silva (foto ao lado), apresentou o trabalho “Educação para o lazer e o uso de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física”, na conferência internacional dos países BRICS, o BRICSCESS 2019, realizada no último dia 13 na Cidade do Cabo, África do Sul. Os resultados de sua participação nesse evento internacional também serão apresentados no Congresso de Pós-Graduação da 17ª Mostra Acadêmica da Unimep.

O trabalho foi desenvolvido juntamente com Silvio Rossi Filho, ex-aluno do curso de mestrado em ciências do movimento humano da Unimep premiado na categoria bolsa PIBIC/CNPq com a pesquisa “Histórias em quadrinhos de super-heróis: educação para o lazer no âmbito escolar”. O trabalho apresentado também é assinado pelos docentes  pesquisadores: Ana Carolina Capellini Rigoni (Universidade Federal do Espírito Santo), Luciene Ferreira da Silva (UNESP-Bauru), Priscilla Pinto Costa da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Gisele Maria Schwartz (UNESP-Rio Claro).

A pesquisa do grupo é financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e subsidiada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura (GELC) da Unimep.

PROPOSTA – O trabalho é parte da pesquisa intitulada “Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental”, coordenada pela professora Cinthia, que envolve professores de distintas instituições de ensino superior do Brasil.

Para o trabalho, foi sugerido aos alunos do último ano do ensino fundamental de escola pública de Piracicaba a criação de histórias em quadrinhos sobre os temas atividades de aventura na natureza; atividades físicas, comunidade e educação para o lazer; e histórias em quadrinhos de super-heróis e educação para o lazer. A ideia é, no futuro, criar um aplicativo para a criação de quadrinhos nas aulas de educação física.

RESULTADOS – Além de aprenderem a forma de produzir quadrinhos, a professora Cinthia destaca como a atividade auxiliou os alunos participantes na fixação dos conteúdos das aulas e para a conscientização, ao abordarem o cuidado com o meio ambiente, incentivo a práticas corporais e saúde. “Discutir as histórias em quadrinhos é forma de ensinar os alunos a fazerem seus próprios quadrinhos com inspiração nos conteúdos de educação física (esporte, luta, ginástica, jogo, dança), incentivando a imaginação e a criação dos alunos. E, também, de torná-los críticos: podemos discutir os padrões corporais de beleza a partir dos estereótipos dos super-heróis de modo a fazer uma mediação para que percebam que esses padrões são construções culturais”, afirma Cinthia, ao destacar que a proposta também motiva os alunos do último ano do ensino fundamental, período que há maior evasão escolar.

CONFERÊNCIA – O BRICSCESS 2019 (The Brics Council Of Exercise And Sports Science Conference) é organizado pelo Conselho de Exercício e Ciências do Esporte dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), do qual Cinthia faz parte no corpo diretor juntamente com professores da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (UFSP).

Texto: Daniela Borges
Fotos: acervo pessoal professora Cinthia Silva