Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com pesquisa sobre o negro na arte, aluna obtém bolsa da Fapesp

Com pesquisa sobre o negro na arte, aluna obtém bolsa da Fapesp

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 07/03/2013 07h24, última modificação 26/04/2016 15h49

A aluna Nara Petean Marino (foto), que cursa o 7º semestre do curso de história da Unimep, teve o projeto de iniciação científica “O negro na arte do século XIX com o retrato do intrépido marinheiro Simão, de José Correia de Lima”, aprovado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Com a aprovação, a aluna receberá uma bolsa-auxílio por um período de dez meses para o desenvolvimento de pesquisas do projeto.

A universitária conta que desenvolverá uma pesquisa bibliográfica sobre a imagem do marinheiro Simão, responsável por salvar 13 pessoas de um naufrágio. Pela ação, além de receber medalha e obter destaque na imprensa, especialmente do Rio de Janeiro, o marinheiro foi retratado, no ano de 1853, pelo artista José Correia de Lima (1814-1857). “Correia de Lima produz o quadro e é um grande destaque para a época, principalmente por ser uma iconografia de um negro no tempo do império e na categoria de herói. Pesquisar os motivos que teriam levado o artista à produção dessa obra é muito enigmático, mesmo entre os historiadores da arte”, afirma ela.

Segundo a estudante, a iconografia de negros do período estudado era voltada à representação de tipos ou de costumes, ou seja, a reprodução de cenas do cotidiano. “No entanto, o retrato de Correia não se enquadra em nenhum deles, porque se trata de um retrato, gênero que, nesse período, geralmente se destinava à elite. Assim, é uma exceção tanto na iconografia de negros quanto no gênero retrato”, afirma.

O projeto será orientado por Valéria Lima, professora da graduação de história da Unimep. A docente acrescenta que, além das pesquisas para o projeto, a aluna também deverá cumprir um cronograma de leituras específicas, elaborar um levantamento bibliográfico, produzir textos de análise e elaborar dois relatórios para a Fapesp.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes