Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com pesquisa, unimepianos avaliam preparo de empresas para a implantação de tecnologias

por Angela Rodrigues publicado 06/06/2018 05h00, última modificação 06/06/2018 10h07

O resultado de dois anos de pesquisa de Diógenes M. C. Coriguazzi, aluno do mestrado em engenharia de produção da Unimep, desenvolvida com a orientação do prof. Alexandre T. Simon, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPG-EGP) da universidade, possibilitará resultados significativos às empresas de manufatura em relação à implantação de tecnologias em processos logísticos internos.

Por meio de pesquisa realizada para o mestrado de Coriguazzi, eles desenvolveram um modelo para avaliar o preparo das empresas de manufatura para a implantação das tecnologias da Indústria 4.0, em seus processos logísticos internos. O conceito Indústria 4.0 é caracterizado pela integração da produção a partir de sensores e equipamentos conectados em rede,

O projeto que é pioneiro, segundo destaca Simon, tem como objetivo principal possibilitar o mapeamento das oportunidades de melhoria nos processos logísticos, e a própria estratégia operacional das empresas, a partir da análise de variáveis relacionadas com o conceito Indústria 4.0.

Dentre essas variáveis, o docente menciona processos como: o recebimento de materiais; gerenciamento de estoques; movimentação e manuseio de materiais; armazenagem; coleta; embalagem e expedição, no eixo de análise e infraestrutura das atividades da logística interna. Já no eixo de Arquitetura das Tecnologias da Indústria 4.0, as variáveis analisadas foram: internet das coisas e internet dos serviços; big data, data mining e inteligência artificial; sistemas de identificação e comunicação; objetos inteligentes; sistemas físico-cibernéticos; sistemas de visualização e tomada de decisão; e ainda segurança de informação e da propriedade digital.

Tecnologia – O conceito 4ª Revolução Industrial surgiu na Alemanha, por meio do programa “Industrie 4.0” que busca a integração entre o mundo físico e o cibernético, a partir da internet. Com essa tecnologia, as empresas podem ganhar mais flexibilidade, além de elevar o padrão de qualidade no planejamento e na manufatura.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens