Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com projeto de conclusão de curso, aluna de engenharia química aprimora práticas de empresa

por marsanta publicado 01/02/2018 03h00, última modificação 20/02/2018 12h25

Dayanny Bandeira, aluna concluinte do curso de engenharia química da Unimep, Mendes, aplicou todo o conhecimento adquirido ao longo da graduação nas práticas e demandas da empresa em que atua, contando com o suporte, a experiência e o conhecimento do orientador da graduação. O trabalho de conclusão do curso: Aplicação do Projeto de Experimentos (DOE) e Cartas de Controle no Preparo da Mistura do Líquido de Arrefecimento, desenvolvido por ela com a orientação do professor José Rinaldo Cristian Papa, foi escolhido para representar a planta da empresa em uma convenção.

Além desse resultado, a universitária também aponta a redução de 20% do produto químico e a redução de custos de aproximadamente R$ 29 mil, dentre as principais ações com a implementação de seu projeto na empresa. “Os parâmetros obtidos no projeto e o controle que atualmente é aplicado foram transformados em Best Pratice (Melhores Práticas) para que a ideia possa ser expandida para as demais plantas da empresa”, afirma ela. A empresa a qual Dayanny atua não autorizou divulgar o nome.

PROJETO

A ideia de desenvolver o trabalho surgiu a partir da oportunidade, concedida a Dayanny pela empresa, de apresentar projeto sobre a gestão de fluidos em uma auditoria. “O trabalho foi desenvolvido baseado na gestão e em normas específicas para garantir a qualidade dos fluidos em todo processo, desde o descarregamento do produto em caminhões até o abastecimento em distintas máquinas agrícolas”, conta.

A estudante acrescenta que, com a troca do aditivo inorgânico para orgânico, a equipe passou a controlar também o processo do preparo da mistura como os demais fluidos. “Implementada a carta de controle juntamente com o uso de um refratômetro analógico foi identificada grande variação na concentração do líquido de arrefecimento. Problema que, se não fosse solucionado, faria com que as máquinas em campo apresentassem defeitos, como o aquecimento elevado ou o congelamento excessivo do motor, além de provocar a corrosão de todo sistema”, destaca a aluna.

SUPORTE

Daynanny afirma que a orientação recebida na Unimep foi fundamental para que os resultados fossem alcançados. “Com a parceria empresa-universidade, consegui explorar mais o assunto devido ao fato de a empresa dar a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso nas atividades diárias, e, também, a universidade oferecer suporte como base de estudo, juntamente com a experiência e conhecimento do orientador na área de qualidade. Sem dúvida, tudo isso contribuiu para que o projeto fosse concluído”, pontua.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Edição e coordenação: Celiana Perina