Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comissão de docentes de São Luís do Maranhão visita Unimep para conhecer etapas do processo de curricularização da extensão

por Angela Rodrigues publicado 24/07/2022 05h00, última modificação 28/07/2022 16h02

Uma comissão formada por docentes e funcionários da Faculdade Santa Terezinha – CEST, instituição comunitária localizada em São Luís do Maranhão, visitou a equipe diretiva da Unimep em maio. O objetivo foi conhecer as ações relacionadas ao processo de curricularização das atividades de extensão implantadas dos cursos de graduação da universidade.

A comissão, que visitou a equipe diretiva da Unimep, reuniu os professores: Maria José Silva Andrade, assessora educacional; Líssia Maria de Souza Dias, coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, e Arthur Furtado Bogea, assessor de extensão da Universidade Santa Terezinha.

O grupo participou de duas reuniões com o reitor interino da Unimep, o prof. Ismael Forte Valentin; com o diretor de Extensão e Cultura, o prof. Josué Adam Lazier; com a diretora de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa, a profª Marlene Aparecida Moreno, e com o coordenador administrativo, Michael Francisco Adorno.

EXTENSÃO - De acordo com a Resolução Nº 7, do Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação (MEC), publicada em dezembro de 2018, as atividades de extensão das instituições educacionais devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação.

A Unimep foi uma das instituições pioneiras a implantar o processo de curricularização para as atividades de extensão universitária, e tem sido consultada por distintas instituições sobre a iniciativa. “Assim como a Unimep, essa instituição vem trabalhando a matriz curricular e a transformação da extensão como componente curricular. Na universidade, já estamos com os cursos com matriz curricularizada e vivenciando os primeiros passos que são importantes nesse processo, como o estabelecimento de diretrizes, programas e perspectivas. Estamos contando a nossa história e compartilhando experiências com o intuito de inspirar outras instituições, como a Faculdade Santa Terezinha – CEST”, afirmou o prof. Josué.

O diretor de Extensão conta ainda que nesse diálogo, a equipe da CEST procurou a Unimep para conhecer os processos relacionados à curricularização, compartilhar experiências e se apropriar desse processo tão importante perante essa nova perspectiva de fazer a extensão universitária. “O objetivo foi justamente trocar ideias a partir das realidades que nós vivenciamos aqui e que a CEST vivencia em São Luis, do Maranhão”, acrescentou o docente.

APRENDIZADO – Ao longo da visita, os docentes da Faculdade Santa Terezinha – CEST dialogaram com a equipe diretiva e puderam esclarecer dúvidas em relação ao processo de curricularização e a sua operacionalização.

Maria José Silva Andrade, assessora educacional, conta que, em maio, a instituição promoveu conversas e de reuniões com os coordenadores de curso e a partir delas, deu início à formação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de graduação. “Viemos à Unimep conhecer a operacionalização desse processo na prática. A Unimep é uma das pioneiras nesse projeto, isso nos chamou muito a atenção e estamos muito agradecidos pela recepção que nós tivemos aqui”, pontou ela.

Sobre a CEST, ela destacou a trajetória da instituição no segmento da extensão. “Temos uma história no campo da extensão até mesmo por conta da nossa trajetória: a Faculdade Santa Terezinha – CEST é mantida pela APAE de São Luís. O DNA da APAE tem muita proximidade com a comunidade principalmente para o atendimento de pessoas. Então, temos já uma história de trabalho junto à comunidade, muitas experiências e muitos projetos”, afirmou.

Texto e fotos: Angela Rodrigues/Assessoria de Comunicação Unimep
Última atualização: 12.07.2022