Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comissão de docentes de São Luís do Maranhão visita Unimep para conhecer etapas do processo de curricularização da extensão

Comissão de docentes de São Luís do Maranhão visita Unimep para conhecer etapas do processo de curricularização da extensão

por Angela Rodrigues publicado 24/07/2022 05h00, última modificação 28/07/2022 16h02


Uma comissão formada por docentes e funcionários da Faculdade Santa Terezinha – CEST, instituição comunitária localizada em São Luís do Maranhão, visitou a equipe diretiva da Unimep em maio. O objetivo foi conhecer as ações relacionadas ao processo de curricularização das atividades de extensão implantadas dos cursos de graduação da universidade.

A comissão, que visitou a equipe diretiva da Unimep, reuniu os professores: Maria José Silva Andrade, assessora educacional; Líssia Maria de Souza Dias, coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, e Arthur Furtado Bogea, assessor de extensão da Universidade Santa Terezinha.

O grupo participou de duas reuniões com o reitor interino da Unimep, o prof. Ismael Forte Valentin; com o diretor de Extensão e Cultura, o prof. Josué Adam Lazier; com a diretora de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa, a profª Marlene Aparecida Moreno, e com o coordenador administrativo, Michael Francisco Adorno.

EXTENSÃO - De acordo com a Resolução Nº 7, do Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação (MEC), publicada em dezembro de 2018, as atividades de extensão das instituições educacionais devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação.

A Unimep foi uma das instituições pioneiras a implantar o processo de curricularização para as atividades de extensão universitária, e tem sido consultada por distintas instituições sobre a iniciativa. “Assim como a Unimep, essa instituição vem trabalhando a matriz curricular e a transformação da extensão como componente curricular. Na universidade, já estamos com os cursos com matriz curricularizada e vivenciando os primeiros passos que são importantes nesse processo, como o estabelecimento de diretrizes, programas e perspectivas. Estamos contando a nossa história e compartilhando experiências com o intuito de inspirar outras instituições, como a Faculdade Santa Terezinha – CEST”, afirmou o prof. Josué.

O diretor de Extensão conta ainda que nesse diálogo, a equipe da CEST procurou a Unimep para conhecer os processos relacionados à curricularização, compartilhar experiências e se apropriar desse processo tão importante perante essa nova perspectiva de fazer a extensão universitária. “O objetivo foi justamente trocar ideias a partir das realidades que nós vivenciamos aqui e que a CEST vivencia em São Luis, do Maranhão”, acrescentou o docente.

APRENDIZADO – Ao longo da visita, os docentes da Faculdade Santa Terezinha – CEST dialogaram com a equipe diretiva e puderam esclarecer dúvidas em relação ao processo de curricularização e a sua operacionalização.

Maria José Silva Andrade, assessora educacional, conta que, em maio, a instituição promoveu conversas e de reuniões com os coordenadores de curso e a partir delas, deu início à formação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de graduação. “Viemos à Unimep conhecer a operacionalização desse processo na prática. A Unimep é uma das pioneiras nesse projeto, isso nos chamou muito a atenção e estamos muito agradecidos pela recepção que nós tivemos aqui”, pontou ela.

Sobre a CEST, ela destacou a trajetória da instituição no segmento da extensão. “Temos uma história no campo da extensão até mesmo por conta da nossa trajetória: a Faculdade Santa Terezinha – CEST é mantida pela APAE de São Luís. O DNA da APAE tem muita proximidade com a comunidade principalmente para o atendimento de pessoas. Então, temos já uma história de trabalho junto à comunidade, muitas experiências e muitos projetos”, afirmou.

 

 

Texto e fotos: Angela Rodrigues/Assessoria de Comunicação Unimep
Última atualização: 12.07.2022