Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da é aprovado

Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da é aprovado

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 18/12/2009 08h30, última modificação 26/04/2016 15h45

No mês de abril, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou a renovação do registro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Metodista de Piracicaba (CEP-Unimep) por mais três anos. Esse recredenciamento certifica que a universidade atende às exigências e resoluções do Conselho Nacional de Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, que estão relacionadas à defesa dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e à contribuição para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

O CEP-Unimep teve seu primeiro regimento interno aprovado no ano 2000, iniciou suas atividades em 2001 e hoje conta com 15 integrantes. A criação do comitê na universidade expressa não só a responsabilidade da instituição no que diz respeito às normativas nacionais, mas também seu compromisso ético e político com a sociedade.

De acordo com Telma Regina de Souza, coordenadora do comitê e do curso de psicologia da Unimep, a importância do setor se relaciona ao fato de que em nome da ciência e de sua suposta verdade absoluta, muitos crimes foram e são executados, na perspectiva utilitarista de que os fins justificam os meios. Dentre as atribuições do comitê estão o acompanhamento dos projetos que envolvem pesquisas com seres humanos por meio dos relatórios anuais dos pesquisadores; o recebimento de denúncias de abusos e, após análise, definição da continuidade, modificação ou suspensão da pesquisa e ainda desempenhar papel educativo em relação à ética na ciência, promovendo espaços de reflexão sobre o tema.

Somente esse ano, 48 projetos já foram submetidos à aprovação do CEP-Unimep para assim estarem autorizados a iniciar o desenvolvimento. Tanto alunos da graduação e da pós-graduação quanto professores da Unimep e ainda pesquisadores não vinculados à universidade apresentam seus projetos ao comitê da instituição por conta da exigência de diversas organizações, como hospitais por exemplo, e de órgãos de fomento à pesquisa da apresentação da carta de aprovação que comprove que a pesquisa foi analisada por um comitê de ética. Na Unimep, os cursos que mais produzem pesquisas com seres humanos são fisioterapia, educação física e fonoaudiologia.

Informações pelo tel. (19) 3124-1274.

Edição e texto: Assessoria de Imprensa e Comunicação
Última atualização: 11/08/2009