Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Como emagrecer com saúde é tema de obra de docente da pós

Como emagrecer com saúde é tema de obra de docente da pós

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/11/2015 08h07, última modificação 26/04/2016 15h53

Atualmente, mais de 50% da população brasileira apresenta sobrepeso. Além disso, a obesidade é tratada como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Perante esses dados e às centenas de dúvidas que pairam na mente dos que querem emagrecer com saúde e têm dúvidas sobre como fazer isso corretamente, o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) da Unimep, Charles Lopes produziu o livro Série Perguntas e Respostas – Atividade Física e Emagrecimento (Editora e Gráfica Mundo). A obra foi lançada no dia 16 de outubro.

Na publicação, Lopes e o também autor Gustavo Mota, professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba (MG), apresentam 71 questões respondidas de forma simples e com linguagem clara, porém acadêmica e com referencial teórico que podem ajudar tanto as pessoas ligadas à área acadêmica quanto as que são leigas no assunto.

“Buscamos saber quais eram as principais dúvidas que pessoas obesas e as que têm sobrepeso gostariam de esclarecer sobre dieta e exercícios; musculação e emagrecimento; exercício aeróbio e emagrecimento, dentre outras. Então, elaboramos mais de 70 perguntas e respostas. Logo em seguida, nos outros capítulos, apresentamos propostas, planilhas e avaliação física para quem quer realmente emagrecer. Por último, há o planejamento”, afirma ele, que trabalha com atividade física há 25 anos. O principal objetivo do livro, segundo ele, é mostrar o benefício do exercício físico.

Lopes acrescenta que todas as respostas vêm associadas a uma referência bibliográfica, ou seja, o leitor tem resposta simples, mas com embasamento teórico. O livro é o sétimo lançado por ele e o terceiro desde que ingressou na Unimep, no ano de 2011. Dentre as questões mais comuns presentes no processo de emagrecer com saúde, o docente cita algumas contempladas na publicação:

DÚVIDA COMUNS

Musculação engorda? “Não, a musculação não engorda. Com ela, aumenta a massa magra e como a densidade da massa magra é maior do que a da massa gorda, no momento em que sobe na balança a pessoa vê que não perdeu peso, só que melhorou as medidas e diminuiu o percentual de gordura”.

Comer à noite engorda? “Não necessariamente. Pesquisas têm mostrado que não é o fato de comer à noite que faz com que a pessoa engorde e na obra a gente discorre sobre essa temática”.

O que é melhor: caminhar ou correr? “Primeiro é preciso avaliar a pessoa, saber em que grau de aptidão física ela se encontra para poder falar se ela precisa caminhar ou correr”.

ANOTE - Os interessados em adquirir um exemplar de Série Perguntas e Respostas – Atividade Física e Emagrecimento devem enviar e-mail para charles_ricardo@hotmail.com O valor da obra é R$ 65.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris