Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Computação em Nuvem é tema de Semana de Estudos de Informática

Computação em Nuvem é tema de Semana de Estudos de Informática

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/10/2011 09h55, última modificação 26/04/2016 15h48

Durante quatro dias o campus Taquaral da Unimep será palco de debates e discussões sobre computação em nuvem (cloud computing), termo usado para definir utilização de memória e de capacidades de armazenamento e cálculo de computadores com servidores compartilhados e interligados por meio da internet. Essa nova tecnologia, que movimenta o mundo da computação, é tema da Semana de Estudos de Informática, que tem início na próxima terça-feira, 25, e encerra-se na sexta-feira, 28.

Mais de dez empresas como IBM, UOL Host, Microsoft, Caterpillar, Bioagri, Dnex e Gatec participam do evento. As palestras são voltadas a todos os interessados e dispensam inscrições. A participação é gratuita. “O objetivo é promover um momento de integração entre a academia e o mercado de trabalho, gerando conhecimento para os alunos, professores pesquisadores e profissionais da área”, diz a coordenadora do evento, Valéria Zílio.
A iniciativa é promovida pelos cursos de ciência da computação, sistemas de informação e redes de computadores da Unimep. Informações: (19) 3124-1684.

As palestras acontecem no Anfiteatro do bloco 2, nos seguintes dias:

25 – A partir das 19h30, Davi Iglesias (UOL Host) ministra a palestra Vantagens do Uso de Cloud Computing com as Soluções Oferecidas pela UOL;

26 – Às 19h30, palestra Cloud Computing e o Futuro nas Nuvens com o professor José Maria Cezário Junior (IBM); a partir das 20h30, Fábio Santana (Microsoft) aborda a Virtualização em Ambiente Windows c/ Hyper-5;

27 - Às 19h30, realização da palestra Profissão e o Mercado de Trabalho na Visão de Ex-alunos, com Sandro Morete (Gatec), José Vinícius Sabbag Gatti (COMP3 Informática),Flávio Rogeri Armelin (Caterpillar), Daniel Corte Brilho Kok (Dnex), Thiago Spadoni (IBM) e Rodrigo Sturion (Bioagri).

OFICINAS

As oficinas são restritas a alunos dos cursos de informática da Unimep e estão com inscrições abertas na secretaria da Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza (Facen), no bloco 3. As oficinas acontecem no dia 28, das 19h20 às 22h30.

Oficina 1 – Professor José Maria Cezário Junior (IBM) apresenta o tema Conheça o Mundo da Robótica, na sala de aula 203T04, no bloco 3. São oferecidas 60 vagas.

Oficina 2 – O tema Disponibilizando Informações em Ambientes Multi-plataforma com Ferramentas da Fast Reports será ministrado pelo professor Luiz Paulo de Oliveira Santos (Unimep), no laboratório 1 do Núcleo de Computação, no bloco 12. São oferecidas 30 vagas.

Oficina 3 - O professor Samuel Henrique Bucke Brito (Unimep) apresenta os Fundamentos do IPv6 e Práticas de Configuração, no laboratório 5, do Núcleo de Computação, no bloco 12. São oferecidas 30 vagas.

Oficina 4 – O professor José Luis Zem (Unimep) aborda a Construção de um Cluster de Balanceamento de Carga para Provimento de Serviços Web, no laboratório 3 do Núcleo de computação do bloco 12. São oferecidas 22 vagas.

Texto: Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes