Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Computadores recebem softwares de acessibilidade

Computadores recebem softwares de acessibilidade

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/09/2014 08h13, última modificação 26/04/2016 15h51

O software TextAloud, um programa que converte texto em voz, foi instalado em dois computadores do campus Taquaral da Unimep: um deles, localizado no setor de Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais e outro, na sala das impressoras do Núcleo de Computação.

O objetivo é facilitar o acesso de pessoas cegas,com dislexia ou dificuldades de leitura para consulta a textos disponíveis na internet, como e-mails ou sites, além de possibilitar o acesso a textos existentes em arquivos e fontes distintas, como nos programas Word e OpenOffice, dentre outros.

O TextAloud permite também definir o tipo de voz e personalizar configurações como volume e idioma. Os textos lidos podem ser exportados para os formatos MP3 ou WMA, para serem utilizados em dispositivos como iPods e CD players.

A iniciativa é do setor de Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais da universidade, que adquiriu as licenças para instalação dos programas nos equipamentos.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina