Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comunidade de Piracicaba e região conta com atendimentos gratuitos e em áreas distintas, oferecidos por alunos e docentes

por Angela Rodrigues publicado 21/07/2021 05h00, última modificação 09/10/2021 00h30

Na Unimep, a união do conhecimento acadêmico, do aprendizado e a prática da vivência profissional resulta em atendimentos gratuitos à comunidade de Piracicaba e região, em várias esferas.

No campo da Saúde, os cursos de Nutrição e Fisioterapia mantêm atendimentos em clínicas ligadas às respectivas graduações para atender a população. A mesma iniciativa é desenvolvida pelos estudantes e docentes do curso de psicologia, que atuam e realizam estágios no Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (Ceapsi).

Já na área do Direito, os atendimentos oferecidos à comunidade acontecem por meio de trabalhos e atividades desenvolvidas nos espaços: Escritório Experimental Prof. Geraldo Bragion, Juizado Especial Cível – Cartório Anexo e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

Conheça abaixo cada um desses setores e outros detalhes sobre os atendimentos e serviços oferecidos:

Área da Saúde:

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA  (foto acima à esquerda) – ligado ao curso de Fisioterapia da universidade, a Clínica é um espaço de prática acadêmica para os alunos da graduação. Nela, são promovidos atendimento ambulatorial e atividades de aprendizado, capacitação e experiência prática para a profissão. Os atendimentos oferecidos no espaço envolvem as áreas de Ortopedia, Cardiologia, Neurologia Adulto e Infantil e Dermatofuncional.

NUTRICENTRO (foto abaixo à direita) – é a clínica de atendimento nutricional do curso de nutrição da Unimep e o espaço onde os alunos, dos últimos anos, realizam estágio supervisionado e a população recebe atendimento gratuito e de qualidade. Conforme conta a coordenadora do curso de nutrição, a professora Nailza Maestá, o local conta com cinco consultórios que servem os estágios de nutrição esportiva e clínica. “O  Nutricentro é um setor do curso muito desejado pelos alunos, porque lá eles têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos da teoria e praticam atendimentos de consultórios, que ultimamente, vem se tornando o primeiro emprego do aluno recém-formado”, diz Nailza.

Ciências Humanas:

CENTRO DE ESTUDOS APLICADOS EM PSICOLOGIA (CEAPSI) - (foto abaixo à esquerda) – As atividades oferecidas no Ceapsi são gratuitas e incluem atendimentos psicoterápicos, além de ações ligadas ao projeto de orientação vocacional/profissional e ao projeto de orientação de carreira. As iniciativas são desenvolvidas pelos alunos do curso de psicologia da universidade, com a supervisão e orientação dos docentes da graduação, supervisores dos estágios e orientadores dos programas. O Centro de Psicologia também participa de atividades de projetos de extensão, promovidas em parceria com outros cursos de graduação da universidade, além de subsidiar programas de estágios em espaços externos.

Direito:

ESCRITÓRIO EXPERIMENTAL PROF. GERALDO BRAGION (foto abaixo à direita)– Criado em 2002, o Escritório Experimental atende pessoas de renda familiar bruta de até três salários mínimos, que não possuem condições de contratar um advogado. A maior parte dos processos é da área do direito de família e sucessões (alimentos, divórcio, guarda), mas há atendimentos também nas áreas de direito civil, direito penal, direito do consumidor e do direito da criança, adolescente e idosos. Nesse espaço, a pessoa recebe orientação e tem o seu processo judicial distribuído e acompanhado até a fase de recurso sem custo. O aluno do curso de direito prepara a petição inicial, a contestação e o recurso, mas quem orienta, recebe as publicações e assina as petições é o professor, que é advogado.

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL – CARTÓRIO ANEXO – O Juizado Especial Cível – Cartório Anexo foi criado em 1999, a partir de convênio celebrado entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Unimep.  O objetivo do espaço é atender a população em casos de menor complexidade da área cível, como acidentes de trânsito, relações de consumo e execução de títulos judiciais e extrajudiciais. No caso do JEC, não há limite de renda para ser atendido, mas sim do valor da causa, de até 20 salários mínimos.

CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA – No Cejusc, o atendimento também é feito em parceria com o Tribunal de Justiça. Pessoas de quaisquer faixas de renda podem aproveitar os serviços e a atuação ocorre na área de direito de família. No espaço, é realizada a triagem do que cabe para o setor de conciliação processual e pré-processual, atendimento ao público e atendimento empresarial. Empresas, por exemplo, pedem ajuda ao Cejusc para fazer uma semana de composição amigável com devedores. Pessoas físicas também utilizam o setor para tentar acordos pré-processuais. O aluno observa como funciona o pré-atendimento, a organização de audiência e participa das audiências de conciliação. Isso permite que os estudantes saiam preparados para a advocacia do futuro, que passa pela desjudicalização da solução de conflitos e utilização de meios alternativos, como a mediação e a conciliação.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo Unimep