Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comunidade, ex-alunos, amigos e autoridades lamentam perda e homenageiam prof. Gustavo Jacques Dias Alvim

por Angela Rodrigues publicado 28/08/2018 02h00, última modificação 28/08/2018 10h49

Amigos, autoridades de Piracicaba, ex-alunos, docentes e funcionários da Unimep lamentaram o falecimento do professor Gustavo Jacques Dias Alvim, ex-reitor da Unimep.

Alvim faleceu na manhã da última quarta-feira, em Piracicaba, aos 81 anos. Ele foi velado na Catedral Metodista Central de Piracicaba e sepultado nessa quinta-feira, dia 16, no cemitério da Saudade, em Piracicaba.

Também na manhã dessa quinta-feira, foi promovido culto em sua homenagem na Catedral Metodista, que ficou lotada. Mais de 200 pessoas acompanharam a solenidade. Dentre os presentes, estiveram amigos, familiares, membros da Igreja Metodista, dirigentes e representantes de setores distintos da Educação Metodista.

Em distintas mídias sociais, muitas homenagens e lembranças foram compartilhadas pela comunidade. Confira alguns depoimentos:

“O professor Gustavo foi um educador fundamental na construção da Unimep, no espírito da universidade, e, também na dimensão que a universidade alcançou na região, no país, e, também, internacionalmente. A sua memória sempre estará junto da história da Unimep. Nós, enquanto parte da comunidade da universidade, temos muito orgulho e gratidão pela vida do professor Gustavo Alvim e também pela sua dedicação à educação” – prof. Fábio Botelho Josgrilberg, reitor pro tempore da Unimep.

"Conhecia o professor Gustavo desde a época em que trabalhávamos na Dedini. Atuamos juntos na Unimep, eu como professor e ele como diretor. Depois ele se tornou reitor da universidade, onde teve brilhante carreira. É uma grande perda para a educação e o esporte piracicabanos, já que ele também foi grande incentivador do esporte por meio da Associação Desportiva Unimep" – Barjas Negri, prefeito de Piracicaba em entrevista ao jornal Gazeta de Piracicaba.

“Alvim era um democrata, homem íntegro, generoso e que, no decorrer de sua vida pública, trabalhou pelo fortalecimento de Piracicaba. Era um educador por excelência, que sempre esteve próximo da Câmara nos anos dedicados ao ensino na cidade, sendo prova concreta desta relação estreita o Título de Cidadão Piracicabano, a ele entregue em 2002, por iniciativa do ex-vereador Jorge Luis Angeli. Em nome de todos os vereadores e funcionários, a Câmara associa-se à dor da família, amigos e seus ex-alunos” – Nota oficial assinada pelos vereadores e presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

“Mandatário do clube piracicabano entre os anos de 1972 e 1973, Alvim contribuiu com o alvinegro de diversas outras formas, inclusive quando ocupou o cargo de reitor da Unimep, parceira do Nhô Quim em diversas atividades. O Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, que já enviou um ofício para a Federação Paulista de Futebol, solicitando que seja respeitado um minuto de silêncio antes da partida que acontece nesta noite, no Barão da Serra Negra, pela Copa Paulista, agradece os anos de serviços prestados à instituição” – Equipe diretiva do Esporte Clube XV de Piracicaba.

"Um ex-atleta e amante do basquete, que comandou várias vezes com muita ética e seriedade a A.D. Unimep e deixa um legado importante para o esporte e a cidade de Piracicaba” – Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, ex-aluna, campeã mundial pela seleção brasileira de basquete, medalhista olímpica e gestora esportiva

“Lamentamos profundamente a perda de Gustavo Alvim, uma figura humana cuja ética, inteligência e generosidade sempre foram e sempre serão referência e exemplo para todos que tiveram o privilégio de sua amizade e convivência. Estará sempre em nossa memória e em nossas orações” – Fausto Longo, senador do Parlamento Italiano.

“O Rotary Club de Piracicaba Vila Rezende perde o seu sócio fundador e a humanidade um cidadão completo. Gustavo é um exemplo a ser seguido” – Equipe do Rotary Club de Piracicaba – Vila Rezende.

“Uma grande perda para nossa cidade”  Equipe do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP).

“Um amigo que conheci no final da década de 1970. Depois, trabalhamos em comissões dos Concílios Gerais. Sempre o respeitei pelo seu amor e dedicação à Igreja Metodista. Em 2008, tive a honra de tê-lo como meu vice na Reitoria da Unimep. Foram 4 anos de muito aprendizado, amizade e respeito” prof. Clovis Pinto de Castro, ex-reitor da Unimep.

“Grande perda para a Igreja Metodista e para a educação. Gustavo sempre foi muito ativo na Igreja desde a adolescência, tendo sido Presidente da Confederação de Juvenis de sua época. Foi ativo com os jovens, posteriormente, e em todos os segmentos da Igreja, sempre ocupando cargos de liderança. Trabalhou na imprensa Metodista. Foi redator da revista Bem Te Vi. Deu grande contribuição à Unimep, onde ocupou diversos cargos, encerrando ali sua carreira acadêmica como reitor. Gustavo faz parte de uma geração de ouro da Igreja. Fará muita falta” – prof. Clóvis de Oliveira Paradela, ex-reitor do Centro Universitário Metodista Bennett.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo Unimep