Comunidade lamenta morte de Almir Maia e homenageia ex-reitor
Professores, funcionários e amigos lamentaram a morte do professor Almir de Souza Maia, diretor-geral do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP) no período de 1986-2006 e reitor da Unimep entre os anos de 1986-2002. Hoje, 28, amigos, colegas e familiares podem dar o último adeus a Maia a partir das 6h, na Catedral Metodista de Piracicaba, onde está sendo velado o corpo. Às 9h está previsto culto de Ação de Graças. O sepultamento será no cemitério Parque da Ressurreição, às 13h, em Piracicaba.
Maia tinha 69 anos e estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Unimed Piracicaba. No último dia 12, ele foi submetido à cirurgia por conta de câncer gástrico e, desde então, seu quadro de saúde tornou-se grave. Confira alguns depoimentos de amigos e colegas de trabalho sobre prof. Almir Maia:
Lamento profundamente a morte do prof. Almir, ex-reitor da Unimep, grande amigo e companheiro de trabalho por muitos anos.A educação brasileira deve muito a ele. Líder inconteste, ocupou cargos importantes, foi membro do Conselho Nacional de Educação e vice-presidente da Associação Brasileira de Reitores. Foi o fundador do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação), da ABIEE (Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas), da Alaime (Associação Latino-americana de Instituições Metodistas de Educação) e vice presidente da Iamscu ( Associação Internacional de Escolas), Faculdades e Universidades Metodistas, da qual recentemente recebeu uma merecida homenagem. Piracicaba também deve muito a ele como reitor e consolidador da Unimep, que planejou e implantou os campi do Taquaral, Santa Bárbara dOeste e incorporou o de Lins, liderando a construção de todos. Membro do IHGP Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, do Condepac, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, atuou fortemente na área cultural, sendo o idealizador do Centro Cultural Martha Watts. Expresso minhas sentidas condolências a todos os seus familiares, Gustavo Jacques Dias Alvim, reitor da Unimep.
Perdemos todos, uma referência real de lealdade, honestidade, firmeza de propósitos, respeito e fé. Com o passar dos anos, metodistas e Piracicaba deverão entender a importância de seu trabalho e o amor e competência com que ele sempre o desenvolveu. Seus sonhos, certamente, não terão sido em vão. Beatriz Vicentini, jornalista que trabalhou com o prof. Almir Maia na Unimep nos anos de 1979 a 2006
Para a Unimep, o professor Almir Maia representa grande crescimento. Foi com ele que a universidade se tornou conhecida no país. Para o Brasil, ele foi um profissional sempre muito preocupado com a educação. Foi alguém com quem sempre aprendi muito. Ele era muito sereno, muito trabalhador e colocava a Unimep à frente da família. O prof. Almir Maia marcou muito a minha vida. Foi o maior reitor que a Unimep já teve, não desmerecendo o trabalho desenvolvido pelos outros. Antonio Fernando Godoy, professor e diretor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Unimep.
Trabalhei com o prof. Almir Maia muitos anos, quando fiz parte da diretoria do Centro de Tecnologia. Ele foi uma pessoa muito importante para a Unimep, pela seriedade e dedicação com que conduziu os destinos da universidade. Muito do que temos hoje, inclusive a criação de muitos trabalhos e colocações resultam de atitudes e iniciativas dele. Prezo e agradeço a Deus por poder ter compartilhado momentos e também por tê-lo conhecido. Ele foi muito importante para mim como profissional. Aparecido dos Reis Coutinho, docente e responsável pelo Laboratório de Materiais Carbonosos, da Feau Unimep.
Conhecia o prof. Almir desde 1992, período em que desenvolvi projetos para o campus Centro da universidade. Ele foi uma pessoa que vestiu completamente a camisa da Unimep. A vida dele estava completamente vinculada aos grandes empreendimentos e às conquistas históricas da universidade. Ele também foi responsável pelos processos de amadurecimento da Unimep como instituição de ensino superior. Convivi com o prof. Almir também fora da universidade, atuando em outros órgãos, como os conselhos comunitários. Ele era uma pessoa de firmeza e idoneidade inquestionáveis, e essa firmeza também se aplicava para os valores do metodismo, Natanael Macedo Jardim, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da Feau Unimep.
Nos últimos 29 anos trabalhei diretamente com o professor Almir. Em todo o tempo em que ele atuou na Reitoria da Unimep e depois que abriu o Centro de Documentação e Pesquisa, sempre se dedicou ao máximo à educação e nunca parou de contribuir tanto em nível nacional como internacional. A educação metodista deve muito a ele. Era um homem ímpar no que se dedicou a fazer, Irene Macedo Jardim, do Centro de Documentação e Pesquisa, fundado por Almir Maia.
Tive o prazer de trabalhar muitos anos com o professor Almir. Ele era um grande amigo. Ele tinha muita ética, respeito pelas pessoas, amor ao trabalho, era sério e companheiro, Juscelino Monção Neto, gerente do Departamento de Administração dos campi da Unimep.
Almir, além de grande amigo, foi um dos principais educadores da Igreja Metodista. Amava a Igreja Metodista, como poucos. Apaixonados pela educação! Fez história! Seu nome será lembrado e honrado por gerações, especialmente por aqueles que lutam por uma educação metodista com qualidade, Clovis Pinto de Castro, que atuou como reitor da Unimep nos anos de 2009 2012.
Unimepianos estão de luto. Muito triste, Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de letras-língua portuguesa.
A morte de Almir de Souza Maia é perda dilacerante, Cecílio Elias Netto, jornalista.
Sem palavras! Só quem conheceu o prof. Almir Maia, sente tamanha perda. Meus sentimentos à toda família Maia, Cibele de Mori Nascimento, funcionária do Centro Cultural Martha Watts.
Uma definição para o ex-reitor Almir Maia é consolidador da Universidade Metodista de Piracicaba. Durante a gestão dele, sempre demonstrou ser uma pessoa extremamente acessível e sensível nas relações humanas, Bruno Pucci, professor do curso de pós-graduação em educação.
O prof. Almir foi uma pessoa importantíssima na história dessa universidade porque liderou os processos mais relevantes da instituição. Nos ensinou muita coisa, especialmente em relação à postura ética frente a diferentes situações. Para mim, particularmente, pois trabalhei com o prof. Almir por mais de 30 anos, a figura dele é fundamental e estará comigo sempre, Theresa Beatriz F. Santos, coordenadora de estágios do curso de psicologia da Unimep.
Texto: Angela Rodrigues, Celiana Perina e Serjey Martins
Fotos: Bob Calligaris / Fábio H. Mendes
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 27/05/2015