Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comunidade participa de cerimônia em Ação de Graças pelos 55 anos dos cursos superiores da Unimep

por Angela Rodrigues publicado 02/11/2019 05h00, última modificação 04/11/2019 21h08

Alunos, docentes, funcionários e comunidade externa participaram nessa última terça-feira, dia 30, de cerimônia em Ação de Graças pelos 55 anos de criação dos cursos superiores. O evento foi realizado na capela da Pastoral Escolar e Universitária do campus Taquaral.

A solenidade teve início com breve apresentação sobre a criação e instalação dos primeiros cursos da universidade: administração, contábeis e economia, feita pela funcionária da universidade e cerimonialista Vania Teixeira.

abertura ocorreu com a apresentação da pastora Márcia Célia Pereira, que mencionou o versículo escolhido pela equipe para a celebração: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm 3:21). A pastora detalhou a história do livro que originou a mensagem e afirmou que as palavras representam bálsamo em momentos de mudanças e turbulência, pois renova a esperança. “Quando menos esperamos, as mudanças chegam em nossa vida, mas sempre é possível termos esperança; por esse motivo, a mensagem escolhida para essa celebração propõe uma mudança de mente e de olhar. As páginas da história da Unimep, que incluem esses 55 anos, continuam a ser escritas todos os dias”, afirmou a pastora.

Na sequência, foi promovida apresentação musical do Coro das Quintas da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” (Empem), com a participação da regente Tânia Perticarrari e da pianista Francine Reginato.

Após, a cerimônia abriu espaço para uma convidada especial: a professora Nadia Kassouf Pizzinatto, ex-aluna da 3ª turma de economia e atualmente, docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da universidade. Em sua apresentação, Nadia mencionou a sua trajetória como aluna e, posteriormente, como docente da Unimep, destacou os principais diferenciais da instituição, homenageou os ex-reitores e afirmou que, ao longo de sua trajetória acadêmica, sempre procurou retribuir com o seu trabalho, a colaboração que a universidade ofereceu a ela.

Ao narrar a sua história e as conquistas da Unimep, a docente também se emocionou e emocionou todos os presentes. “Agradeço por fazer parte da Unimep, universidade que beneficiou a cidade de Piracicaba e região, e auxiliou e auxilia muito os seus alunos, docentes e funcionários. Deus abençoe a Unimep”, afirmou ela.

Após, foi promovida apresentação musical do Coro das Quintas da Empem e, na sequência foi a vez da 2ª convidada especial da solenidade: a ex-funcionária da instituição, Irene de Carvalho Macedo Jardim. Em sua fala, Irene mencionou a sua trajetória como colaboradora da Unimep, desde 1973, quando veio de Anápolis, em Goiás, e ingressou como funcionária. Ela também compartilhou com o público presente fatos curiosos e importantes do processo de reconhecimento da Unimep como a 1º universidade metodista da América Latina. “Tivemos de ir pessoalmente a Brasília, para refazer todo o processo de reconhecimento da universidade, e a equipe permaneceu uma semana em um quarto de hotel, para desenvolver o trabalho”, relembrou ela.

Após, Nadia e Irene receberam homenagens e flores entregues pela atual reitora da Unimep, a profª Claudia da Silva Santana, e pela professora Rosana Borges Zaccaria, diretora de extensão e cultura. Nesse momento, os presentes puderam acompanhar a apresentação musical dos universitários do curso de música, acompanhados pela professora da graduação, Débora Letícia, e pela coordenadora do curso, Janea Falcão. O grupo apresentou três canções.

A solenidade prosseguiu com a apresentação e palavra da atual reitora da instituição, a professora Claudia da Silva Santana.

Após cumprimentar todos os presentes, a reitora manifestou sua gratidão por todos presentes e por todos os que participaram e colaboraram com a construção da Unimep: membros da Igreja Metodista, alunos, docentes e funcionários, dentre outros. “Agradeço a Deus por ter me confiado a missão e a responsabilidade de também participar da história da Unimep. Agradeço pela missão a mim concedida nesse trajetória de 55 anos, como a primeira reitora. A Unimep é a minha alma mater, ninguém sai ileso na experiência com a Unimep. A universidade é repleta de grandes memórias, feitos e conquistas, que geraram avanços tecnológicos, e, sempre foi muito além, é uma universidade reconhecida pela pujança e ousadia ao longo de seu percurso”, destacou a profª Claudia. Também em sua fala, a reitora relembrou a missão dos missionários metodistas, que deu origem ao Colégio Piracicabano e, posteriormente, à Unimep: “Ide e Ensinai”.

Ao final, a pastora Márcia retornou para o encerramento e conduziu a benção a todos os presentes, acompanhada por representantes da Igreja Metodista.

Participaram, também, da solenidade de celebração aos 55 anos de criação dos primeiros cursos superiores, os professores Ronald Fábio de Paiva Campos, diretor de graduação; e profª Rosana Borges Zaccaria, diretora de extensão e cultura; professora Joselene Rodrigues Henriques, diretora do Colégio Piracicabano; e o prof. Felix Eliecer Fonseca Felfli, diretor de unidade do campus Santa Bárbara d´Oeste.

Confira as imagens do evento nesse link,

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: Edson Rossini