Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comunidade universitária é convidada a acompanhar evento Semana da Água, promovido pela Prefeitura de Piracicaba

Comunidade universitária é convidada a acompanhar evento Semana da Água, promovido pela Prefeitura de Piracicaba

por Angela Rodrigues publicado 01/08/2021 05h00, última modificação 16/03/2022 14h46

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Agricultura e Abastecimento (Sema) e Semae (Serviço de Água e Esgoto), e com os parceiros Mirante e CPFL Paulista, realiza nos dias 22, às 9h30, e 23 de março, às 9h, a Semana da Água – Por uma Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos.

Alunos, docentes e funcionários da Unimep foram convidados a acompanhar o evento, que acontecerá no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. A iniciativa será composta por palestras e rodas de conversa, além de plantio de mudas e concurso. A realização será nos formatos presencial e online, com entrada gratuita e respeitando os protocolos de saúde no combate à Covid-19. Para acompanhar a transmissão online, acesse o Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradepiracicaba

O encontro marca o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e vai debater alternativas e apresentar casos de sucesso sobre os recursos hídricos, compartilhados por especialistas, que falarão de temas como mudanças climáticas, crise hídrica, conservação ambiental, programas de incentivo à preservação de nascentes, como o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), desenvolvido em Piracicaba, educação ambiental e a importância da água para a geração de energia elétrica.

PROGRAMAÇÃO – A abertura, no dia 22/03, às 9h, será feita pelo prefeito Luciano Almeida, com fala, também, de secretários e parceiros, Mirante, CPFL Paulista, além do Comitês PCJ, Agência PCJ, Consórcio PCJ e Gaema-PCJ. A primeira palestra, que acontecerá às 10h, no formato online, intitulada “Como Estamos Cuidando do Nosso Planeta?”, ficará a cargo da jornalista Paulina Chamorro, que trabalhou durante dez anos na Rádio Eldorado e assina grandes reportagens sobre meio ambiente e sustentabilidade. Ela é colaboradora da National Geographic Brasil e cofundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos, além de ser idealizadora do podcast Vozes do Planeta.

Na sequência, haverá roda de conversa com Saulo Aires de Souza, especialista em mudanças climáticas da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA). Souza falará sobre as consequências das mudanças climáticas e da crise hídrica no cotidiano nas cidades.

Ainda no dia 22/03, outra roda de conversa, às 11h, vai tratar sobre conservação ambiental, o futuro da agricultura e do meio ambiente e o programa municipal Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para conservação de nascentes. Participam a secretária da Sema, Nancy Thame, Evelise Moncaio Moda, agrônoma da Sema, Fábio Lazarini, geólogo da Sedema, e Ricardo Ribeiro Rodrigues, professor da Esalq/USP.

Na quarta-feira, 23/03, o encontro será aberto com premiação dos alunos da Escola Municipal João Batista Nogueira, às 9h, pela participação no concurso A Importância da Água para a Geração de Energia. Na sequência, haverá roda de conversa com os educadores Elisandra Moreno, diretora da Escola Municipal João Batista Nogueira, e Jerry Morais, do Consórcio PCJ. Mais uma roda de conversa acontece na quarta-feira, sobre desafios para o abastecimento, com João Victor Santos Roesner, do Semae, e Rodrigo Leitão, da Mirante. Ainda como parte da programação da Semana Mundial da Água, no sábado, 26/03, haverá plantio de cerca de 500 mudas de árvores nativas pelo programa Plante Vida, a partir das 9h, no Altos do São Francisco.

ANOTE – Semana da Água – Por uma Gestão Compartilhada dos Recursos Hídricos. Dias 22 e 23/03, das 9h às 13h. Teatro Erotides de Campos – Engenho Central. Evento será realizado nos formatos presencial e online. Para acompanhar a transmissão online, acesse o Facebook: prefeituradepiracicaba

 

 

Texto e foto: enviado por Maurício Cantoni - Centro de Comunicação Social/Prefeitura de Piracicaba 
Edição do texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Última atualização: 16.03.2022