Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conceito no MEC, grade e corpo docente motivam ingresso em marketing

Conceito no MEC, grade e corpo docente motivam ingresso em marketing

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/05/2013 08h25, última modificação 26/04/2016 15h49

Criatividade e curiosidade são dois elementos presentes no cotidiano do profissional formado em graduação tecnológica em marketing, curso que desde 2005 é oferecido no campus Centro da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e atualmente reúne cerca de 80 universitários. Desse grupo, fazem parte Tamires Galvão, Camilo Gomes e Lucas Zurquim, alunos do 3º semestre, que citam o conceito 4 (de uma escala 1 a 5) obtido pelo curso junto ao MEC (Ministério da Educação), a infraestrutura e a qualidade de ensino aliado a um corpo docente atualizado, como os principais diferenciais que os fizeram optar por estudar na Unimep. Além de contribuir para a capacitação e o desenvolvimento profissional, o curso, que possui dois anos de duração, tem dentre os objetivos o de desenvolver a capacidade empreendedora e atender às demandas quanto à qualificação profissional para atuação em Piracicaba e região.

Projeto e prática – O professor e coordenador do curso, Osvaldo Luis Baptista (foto acima), acrescenta que um dos grandes diferenciais está no projeto pedagógico e no corpo docente da graduação, que paralelamente à vida acadêmica, também atua na área de marketing, em empresas ou agências. “Somam-se ainda a esses quesitos, as parcerias mantidas para a realização de estágios e que facilitam a aproximação e o ingresso do universitário no mercado de trabalho; os eventos relacionados ao conteúdo da graduação, a exemplo da Semana de Arte Promocional (Sampro) e a semana dos cursos tecnólogo, com palestras sobre temas da área. O aluno ingressa com uma visão e sai preparado para exercer a profissão”, aponta ele.

Ensinar a pensar – Tamires de Fátima Barreto Galvão, 25, que mora em Limeira e viaja de segunda a sexta-feira à Piracicaba para estudar, conta que foram as referências na área do ensino e o conceito do curso junto ao MEC que definiram sua escolha. “A Unimep é referência na região e também no Estado de São Paulo. Além dos professores serem atualizados, o curso vai além dos ensinamentos técnicos, aqui a gente aprende sobre o universo do relacionamento, saber tratar as pessoas, o que é um grande diferencial. A universidade ensina a gente a pensar”, aponta ela, que tem planos de cursar publicidade e propaganda. “Gosto muito dessa área e quero atuar em algo ligado ao empreendorismo. Acredito que o curso vai me auxiliar tanto pessoal quanto profissionalmente”, completa a estudante. Para Camillo Campos Gomes, 22, que reside em São Pedro e também viaja para acompanhar as aulas, a escolha pela Unimep foi influenciada pela indicação de amigos e conhecidos. “Considero a infraestrutura muito boa e os professores são bastante informados e atualizados. Além disso, a grade curricular motivou meu ingresso”, destaca ele, que optou pelo curso também por já atuar no segmento de marketing de uma empresa. Já residente em São Pedro e aluno do 3º semestre, Lucas Cervejeira Zurquim, cita a qualidade do ensino, o acervo bibliográfico e a estrutura como os principais diferenciais. “Ainda não atuo na área, mas já aprendi a lidar com as pessoas, a me relacionar com o publico consumidor, campos que fazem parte da prática profissional. Para mim, nessa região, a Unimep é a melhor escolha”, afirma.

Campos de atuação – O profissional graduado em marketing tem um amplo campo de atuação. De acordo com Baptista, a área inclui funções como gerente, diretor e supervisor, além de gestor e analista de marketing, em ações como o planejamento estratégico e gerenciamento de pequenas, médias e grandes empresas do mercado varejista. “Atualmente, o mercado está bastante requisitado. Independente do tamanho, são muitas as empresas que contam com um departamento que tem como foco principal o próprio desenvolvimento no campo de serviços, produtos e estratégia competitiva”, afirma. Em relação à remuneração de um profissional recém-formado, Baptista afirma que as faixas salariais variam de dois e sete mil reais.

Experiência – Atuante na área desde a conclusão do curso, em 2011, Gilmar Ulisses Canale (foto à dir.), 23, trabalha atualmente como supervisor de marketing e vendas online de uma empresa em Piracicaba. “Entrei em 2008 como auxiliar de arte-final, passei para vendedor técnico, coordenador de vendas e hoje sou supervisor de marketing e vendas online. Escolhi a Unimep pela tradição e estrutura;  e o curso de marketing porque sempre gostei de vender, criar, planejar e liderar. Fui muito feliz na escolha!”, conta ele. Dentre as ferramentas que o ajudaram a exercer a profissão, aprendidas ao longo do curso, ele cita a organização e planejamento de marketing, marketing digital, técnicas de vendas e atendimento, criação de novos negócios e merchandising e promoção de vendas. “Todas me agregaram muito valor intelectual, faço uso constante de todas elas. As atividades desenvolvidas contribuem muito para o aprendizado. Você aprende de verdade!”, finaliza o profissional.

Outras informações sobre a graduação tecnológica em marketing estão disponíveis no site: http://www.unimep.br/gdc_cursos_conteudo.php?cod=166

Confira mais imagens de alunos e professores entrevistados no link: http://on.fb.me/17rsxVf

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes