Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Congresso internacional idealizado por prof. da Unimep começa dia 13

Congresso internacional idealizado por prof. da Unimep começa dia 13

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/09/2010 07h17, última modificação 26/04/2016 15h46

Em 1998, por meio do professor do programa de pós-graduação em educação, Bruno Pucci, a Unimep fundou e sediou o 1° Congresso Internacional de Teoria Crítica e os quatros eventos posteriores. Este ano, o congresso que já está na 7ª edição, já tem data e local marcados: ocorre entre os dias 13 e 17 no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). E, a Unimep participa também por meio de 14 trabalhos selecionados para exposição assinados por alunos e professores. O evento, intitulado Teoria Crítica: Natureza, Sociedades: Crises, é aberto para ouvintes, com possibilidade de certificado. 

“Para este congresso escolhemos discutir a questão das crises, não só das crises econômicas, mas debater a própria situação do capitalismo hoje, do homem em si”, conta Pucci. De acordo com o professor, o tema é importante para profissionais e estudantes de educação, filosofia, psicologia, ciências sociais, história, comunicação, artes e letras-literatura.
O evento é resultado de estudos do Grupo de Pesquisa GEP (Teoria Crítica e Educação), com pesquisadores em diversas universidades, entre elas Unimep, Unicamp, Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) e outras. 

Além do professor Bruno Pucci que fundou o grupo de pesquisa, o diretor da faculdade de Comunicação da Unimep, Belarmino César Guimarães da Costa, e a professora do curso de psicologia, Nilce Altenfelder Campos estão vinculados ao grupo desde o início do programa, em 1996. 

O GEP teve como sede inicial de pesquisa a Ufscar e, posteriormente, com o ingresso do coordenador, professor Bruno Pucci na Unimep, o GEP criou uma segunda sede no programa de pós-graduação da Unimep.

OBRA 

Durante o congresso, no dia 15, quarta-feira, às 19h, haverá  também o  lançamento do livro “Teoria Crítica e Inconformismo: Novas Perspectivas de Pesquisa”, assinado por Bruno Pucci, Antônio Álvaro Soares Zuin e Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória. Resultado de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep. Mais informações pelo link www.autoresassociados.com.br/livro/555/teoria-critica-e-inconformismo.


ANOTE – 7° Congresso Internacional de Teoria Crítica: Natureza, Sociedades: Crises, entre 13 e 17, no Instituto de Estudos da Linguagem – Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Os interessados em participar como ouvintes e receberem certificado devem se inscrever na secretaria do evento, no dia do congresso. Taxa de inscrição: R$50. Para mais informações e programação acesse www.iel.unicamp.br/teoriacritica/index.html ou encaminhe e-mail para bpucci@unimep.br. 

Texto: Larissa Molina 
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 09/09/2010

registrado em: