Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conquistas e aprimoramento profissional marcam trajetória de ex-aluno

Conquistas e aprimoramento profissional marcam trajetória de ex-aluno

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 13/11/2015 09h16, última modificação 26/04/2016 15h53

O MBC em Comunicação Empresarial da Unimep foi a porta de entrada encontrada pelo unimepiano Rafael Brüler para ingressar na área de comunicação. Graduado em administração de empresas, com habilitação em gestão de negócios internacionais, também pela Unimep, ele fez dois cursos de extensão e em seguida ingressou na primeira turma do MBC em comunicação, no ano de 2013. Atualmente, ele é aluno do curso de pós-graduação Master of Arts in Public Relations and Advertising, oferecido na DePaul University, universidade localizada em Chicago, Illinois, EUA, e, em setembro, conquistou emprego na própria instituição como assistente de pós-graduação.

Dentre as atuais responsabilidades profissionais de Brüler está a elaboração de estratégia de marketing para promover um novo programa misto de graduação e pós-graduação da DePaul University. “Nessa colocação, tenho a oportunidade de aplicar o conhecimento que venho acumulando na prática, contribuindo com minha experiência como estudante do curso para elaborar campanhas que aproximem o público-alvo da instituição. Na esfera pessoal, a oportunidade de morar sozinho no exterior é uma pós-graduação à parte”, afirma.

DESAFIOS

Apesar de já dominar a língua inglesa, o estudante conta que desafios como o de ter de construir novos círculos de amizade e se adaptar à nova rotina exigiram muita disciplina e equilíbrio emocional. “Além disso, a competição em sala de aula exige dedicação e muito trabalho em equipe. Os trabalhos finais que desenvolvemos em grupo para as matérias do curso envolvem clientes reais com problemas reais, onde equipes são montadas para elaborar estratégias e apresentá-las aos próprios clientes no último dia de aula. Logo, a competição é grande para ver que time trará o melhor plano de ação que impressione os executivos presentes”, detalha ele.

Apesar de não ter tido a chance de atuar com comunicação empresarial no Brasil, o que o impede de elaborar comparações entre os dois países no campo em que atua, ele afirma com segurança que “a bola da vez” nos Estados Unidos são as mídias sociais. “Só tive a real dimensão da relevância dessas plataformas interativas quando visitei algumas agências e departamentos de empresas pela DePaul esse ano. Em uma dessas visitas, conhecemos a divisão responsável pelo Gatorade, da PepsiCo, localizada em Chicago. A empresa construiu uma sala chamada de Centro de Comando de Mídias Sociais, onde três funcionários monitoram, em tempo real, todos os posts, tweets, curtidas e comentários que dizem respeito à marca e ao produto por meio de seis monitores instalados na parede. Relatórios são gerados diariamente e qualquer ruído desfavorável ao Gatorade é isolado para análise”, exemplifica.

Para o futuro, Rafael planeja concluir o curso até junho e em seguida, ingressar em uma das agências existentes em Chicago. “Como a maioria delas possui escritório em São Paulo, gostaria muito de ficar aqui por um tempo e conseguir transferência para o Brasil quando surgir uma oportunidade”, afirma ele, que em relação ao país de origem sente saudades dos amigos, da família e da comida.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal