Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Contábeis e negócios internacionais: juntos na Semana de Estudos

Contábeis e negócios internacionais: juntos na Semana de Estudos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/09/2010 10h26, última modificação 26/04/2016 15h45

Com a crescente internacionalização dos profissionais de diferentes áreas e com a necessidade do mercado de trabalho em ter pessoas com visão multidisciplinar, os cursos de ciências contábeis e de negócios internacionais decidiram se unir para realizar a Semana de Estudos 2010. O evento trará palestras gratuitas e minicursos, todos a serem realizados entre os dias 11 e 24 em horários distintos. As inscrições vão até 10 de setembro e podem ser feitas na secretaria do curso de negócios internacionais, localizada no bloco 4 e no Núcleo de Pesquisas em Contabilidade (Nepec), localizados no bloco 9. 

De acordo com o coordenador do curso de negócios internacionais, Cristiano Morini (foto), com o rompimento das fronteiras no mercado, muitas normas têm regulamentado a ação das empresas. Isso fez com que profissionais de diferentes áreas se unissem. “Com a internacionalização, há muitos assuntos em comum entre o profissional de negócios internacionais e ciências contábeis. Como, por exemplo, normas para a realização de auditoria e fiscalização das alfândegas. É irreversível o fim das fronteiras e isso tende a acontecer cada vez mais”, conta Morini. 



PROGRAMAÇÃO PALESTRAS

22 – Análise Tributária no Processo de Internacionalização das Empresas, com Fábio Pereira e Bernardo Oliveira, da empresa de auditoria Price Water House Coopers, às 19h30, no Teatro Unimep. 

23 – O papel do Auditor Fiscal no Combate a Crimes de Sonegação, a ser ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Eden Siroli Ribeiro, às 19h30, no Teatro Unimep. 



PROGRAMAÇÃO MINICURSOS

11  - Competências Necessárias para o Mercado de Trabalho,  Valéria Júlia Patriani, da área de RH (Recursos Humanos) da Caterpillar do Brasil. Das 9h às 11h.

11 – Visita à Bolsa de Valores – o dia todo. Inscrições no Nepec (Núcleo de Pesquisas em Contabilidade) das 19h às 22h, taxa de R$30. É necessária a apresentação do RG.

18 – Matemática Financeira (HP12C), ministrada pelo prof. da Unimep, na área de matemática financeira, Antonio Nelson Correia Filho. Das 8h às 11h.

18 – Língua e Cultura Árabe: uma Introdução, com o prof. Hadi Khalifa, natural da Líbia (norte da África). Das 8h às 11h, no bloco 4.

24 – Carreira: Estudar e Morar Fora do País, com  Flávio Augusto Ferraz, da empresa Timbefloor, com experiência em vendedor internacional,  no auditório Verde, bloco 2 do Taquaral. Das 19h30 às 22h.

24 – Sped na Prática, com a equipe Folhamatic – fornecedora de software para empresas contábeis.

24 – Abertura de Empresas, gerida pelo professor do curso de ciências contábeis, Geraldo Romanini (foto), na sala 209T48, no bloco 9. 40 vagas.

24 – Controle de Caixa em Excel, com a professora do curso de ciências contábeis, Maria José de Zen. No laboratório, na rede 2, no Núcleo de Computação.

24 – Responsabilidade Tributária e Cível do Sócio, Administrador e Contador. Ministrado pelo professor do curso de ciências contábeis, César Mauricio Zaluchi, na sala 205T63, bloco 5.

24 – Finanças Pessoais, com prof. de ciências contábeis, Clóvis Luís Padoveze. Na sala 209T20, bloco 9.

24 – Técnicas Teatrais para Executivos: Criatividade, Oratória, Trabalho em Equipe e Liderança. Ministrado por Marina Henrique e Gabriela Elias, na sala 209T06, do bloco 9.

24 – Rotinas Trabalhistas. Ministrado pelo aluno do curso de ciências contábeis, Salatiel Vieira de Oliveira Junior que atuou na empresa Romanini Contabilidade, na área trabalhista da organização contábil. Sala 209T14, bloco 9. 

25 – Inglês Iniciante: Aprenda a se Apresentar e use os 5 Sentidos sensoriais, pela escola de idiomas “The House”. Das 8h às 11h.


ANOTE – As palestras são gratuitas. Os interessados em participar dos minicursos devem se inscrever na secretaria do curso de negócios internacionais, localizada no bloco 4 e no Nepec (Núcleo de Pesquisas em Contabilidade), no bloco 9 para os minicursos oferecidos no dia 24. As inscrições devem ser feitas até 10 de setembro. Será entregue certificado de participação. Mais informações pelo email cmorini@unimep.br ou mmartins@unimep.br. 


Texto:
Larissa Molina
Edição: Celiana Perina 
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 09/09/2010

 

registrado em: