Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Contato com cultura e costumes diferentes somam pontos na carreira

Contato com cultura e costumes diferentes somam pontos na carreira

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 16/11/2015 14h25, última modificação 26/04/2016 15h53

A Assessoria Internacional da Unimep foi criada em 1993 e, até hoje, realizou o sonho da experiência internacional de dezenas de alunos. Segundo Marcelo Leite, coordenador do setor, de 2007 até hoje, cerca de 600 pessoas foram enviadas para o exterior. Os destinos mais requisitados não são surpresa: Canadá e Estados Unidos. Atualmente, em torno de 100 pessoas, entre estudantes, funcionários, professores e comunidade em geral, estão participando de algum programa de intercâmbio internacional.

Um levantamento feito pela Catho mostra que o domínio de uma língua estrangeira pode representar uma diferença salarial de até 116,67%, em comparação a um profissional que não tem conhecimento em outro idioma. No entanto, a fluência em outra língua não é o único ponto positivo.  “Os estudantes que conhecem novos países desenvolvem suas competências linguísticas e multiculturais: essas competências são determinantes para que os estudantes possam ter diferenciais competitivos para seu futuro profissional em relação aos concorrentes”, conta Leite.

DEPOIMENTOS

Daniel Frasson Costa, 30, formado em administração - habilitação em gestão de negócios internacionais, pela Unimep, fez intercâmbio na Wesleyan University, no Japão, entre 2006 e 2007. Ele contou a importância da experiência: “durante minha primeira entrevista de emprego, outros candidatos, assim como eu, falavam inglês e espanhol fluentes, exigência para a vaga. Meu principal diferencial, sem dúvida, foi o fato de ter experiência internacional e dominar outro idioma, no caso o japonês, tudo possibilitado pelo intercâmbio. Como em um efeito dominó, as experiências do primeiro emprego me abriram oportunidades para o segundo emprego e para a continuidade do crescimento profissional”. Atualmente, Daniel é gerente de mercados e desenvolvimento de novos negócios, na América Latina, para a multinacional holandesa VDL Groep.

Formada em publicidade e propaganda, pela Unimep, Fabiana Gava, 28, fez intercâmbio na Universidad Madero, no México, em 2008, e também falou sobre a época: “foi a minha primeira vez morando sozinha, por isso tive que aprender tudo, ou seja: cozinhar, fazer compras, pagar contas e ter responsabilidade. Isso me ajudou muito quando mudei de cidade, posteriormente aqui no Brasil. Também fiz grandes amizades que mantenho até hoje. É muito legal, mesmo a distância, acompanhar os amigos. Este ano mesmo, em uma viagem de férias, tive a oportunidade de encontrar com uma amiga que estudou comigo na Madero. Isso não tem dinheiro que pague”.   Fabiana trabalha como supervisora de mídia na Agência Publicis.

Caroline Chiodi da Silva, 21, cursa direito e está, neste momento, também na Universidade Madero. Ela contou como encara o desafio: “fazer intercâmbio sempre foi meu sonho. Está sendo a minha primeira experiência longe do meu país e da minha família. E olha, não é nada fácil. O primeiro mês foi bem complicado: acostumar com as aulas em espanhol, com as pessoas, com a comida, com a rotina e até acostumar a fazer atividades de casa que  nunca precisei fazer. Mas, sem dúvida, foi a melhor coisa que poderia acontecer, por mais difícil que seja e que todos os dias vá dormir com um aperto no peito de tanta saudade. Viajar realmente transforma a gente, a forma como encaramos e superamos todas as dificuldades, como valorizamos cada momento especial e como enxergamos o mundo. Estou ansiosa para voltar ao Brasil, matar a saudade de tudo e começar a planejar outras viagens”.

OPORTUNIDADES

Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Japão, México, Portugal e Taiwan são algumas das opções de destinos oferecidas pela Unimep.

Confira, no vídeo abaixo, entrevista com Leite para a TV Unimep sobre os programas de intercâmbio:

ANOTE - Para mais informações sobre como participar ligue no (19) 3124-1528, envie e-mail para internacional@unimep.br ou, ainda, acesse o site clicando aqui http://bit.ly/1OM7r99

Texto: Serjey Martins
Fotos: Fábio Mendes